Ações da AMEO em 2015

6ª Festa de Páscoa na Casinha da AMEO
23 de março de 2016
Cuidados e informações sobre H1N1 para pacientes transplantados
8 de abril de 2016

Ações da AMEO em 2015

29/03/2016

A Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo nasceu com a missão de auxiliar na consolidação do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) e como parte de um grande esforço em todo o Brasil. Hoje temos o terceiro maior Registro do mundo!

Atualmente nossa missão e desafios cresceram, mas achamos muito importante continuar trabalhando para que as pessoas tenham dimensão da importância do cadastro para aqueles que precisam encontrar um doador compatível.

Durante o ano de 2015, ultrapassamos a marca de 19.500 pessoas cadastradas. A maioria desses atendimentos foi realizado no Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Além disso, foram organizadas 8 campanhas externas durante todo o ano, estimulando mais de 2000 pessoas a fazerem parte do REDOME.

Tão importante quanto cadastrar novos doadores é trabalhar para manter aqueles que já assumiram o compromisso consciente de seu cadastro. Com as informações atualizadas, o doador está pronto para salvar vidas quando necessário. Para isso, mantemos um programa de fidelização de doadores e iniciamos a quarta etapa do projeto. Nele são enviados e-mail de boas-vindas, aniversário e boas festas. Além de todo doador cadastrado receber um cartão com dados para guardar junto de seus documentos. No último ano enviamos mais de 330 mil e-mails. Com isso, atingimos 3.207 atualizações de cadastro no site da AMEO.

Em 2015 a nossa Casa de Apoio fez 30 hospedagens, incluindo pacientes e seus acompanhantes. Foram realizados 1.593 atendimentos como Casa de Passagem, cerca de 6 pacientes por dia. Além disso, conseguimos distribuir quase 6 mil litros de leite, mais de 600 kits de higiene, 652 cestas básicas. A AMEO também custeou mais de R$ 1.800 em vale transporte e arrecadou cerca de R$ 3.600 em medicamentos através de parcerias com farmácias da região, distribuídos como complemento ao medicamento oferecido pelo hospital.

29032016

O Educar para Doar é um projeto que vai até escolas públicas e particulares oferecer palestras dinâmicas para conscientizar crianças e jovens da importância de doar sangue voluntariamente. Incentivamos os alunos a criar campanhas de doação, discutir o assunto em casa e, no final, levar o maior número de pessoas ao Hemocentro fazer a doação. O Educar para Doar em 2015 foi a 5 instituições no estado de São Paulo e teve a participação de mais de 350 alunos nos níveis fundamental e médio.

Além dessas quatro frentes de ações da AMEO, ainda oferecemos oficinas educativas para os pacientes que fazem quimioterapia na Santa Casa de São Paulo. A Oficina de Bijuterias acabou no meio de 2015 e a Oficina de Origami ainda perdura em 2016, ambas foram oferecidas com a ajuda de voluntários.

A AMEO avalia o último ano como um ótimo período e se orgulha dos trabalhos realizados em 2015. Nesse ano, trabalharemos para tentar melhorar nossas ações. Nos ajude a fazer ainda melhor, torne-se um voluntário ou seja um doador.

Por: Andressa Villagra

Clique aqui e contribua!