AMEO participa de Congresso Internacional sobre Transplante de Medula Óssea

AMEO inicia novo projeto para capacitar gerentes de dados
7 de fevereiro de 2019
Equipe de projeto da AMEO recebe treinamento em Registro Americano de reporte de dados de TMO
3 de abril de 2019

AMEO participa de Congresso Internacional sobre Transplante de Medula Óssea

12 de março de 2019

A AMEO participou do TCT – Transplantation & Cellular Therapy Meetings – que são as reuniões anuais realizadas pela Sociedade Americana de Transplante Medula Óssea e Hematologia (ASBMT) e pelo Centro Internacional de Pesquisa de Transplante Medula Óssea e Hematologia (CIBMTR). O congresso multidisciplinar aconteceu entre os dias 20 e 24 de fevereiro na cidade de Houston, no Texas, EUA.

Investigadores, médicos, técnicos de laboratório, profissionais de pesquisa clínica, enfermeiros, farmacêuticos, administradores e profissionais de saúde se reuniram e participaram de um programa científico completo que abordou questões mais oportunas com relação ao transplante de células hematopoiéticas e à terapia celular. Representando a AMEO, participaram as gerentes de dados, Flávia Costa e Renata Loebel, e as médicas, Dra. Carmen Vergueiro e Dra. Adriana Seber, todas do Projeto de Treinamento de Gerente de Dados, no âmbito do PRONON.

Dentre diversos eventos voltados ao TMO, a equipe optou por participar das reuniões mais importantes para o projeto: aula para novos gerentes de dados “What’s New in Data Management and Reporting Data” (O que há de novo no gerenciamento de dados e reporte de dados); Congresso para Enfermeiras “TCT Nursing Conference 2019”; reunião TCT 2019 “LABMT- Latin America Blood and marrow Transplant Group”; “FACT Cellular Therapy Inspection & Accreditation Workshop”.

A equipe da AMEO ainda teve a oportunidade de apresentar o projeto em um espaço no Congresso para pessoas de todo o mundo, onde outros projetos também estavam sendo apresentados. O pôster apresentado foi intitulado como “Public Project to Train Data Managers and Start a National Hematopoietic Stem Cell Transplantation Registry in Cooperation with the CIBMTR” (Projeto Público para Treinar Gerentes de Dados e Iniciar um Registro Nacional de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas em Cooperação com o CIBMTR). Além da equipe poder tirar dúvida de quem se interessou pelo projeto, foi possível ter contato com outros projetos semelhantes da área.

A presença da AMEO nas reuniões do TCT foi muito importante para a equipe do novo projeto de Treinamento de Gerente Dados que teve início no final do ano passado, em 2018. O intuito do projeto é capacitar gratuitamente profissionais dos centros de transplante, para a inserção dos dados dos pacientes transplantados por cada serviço no banco de dados. Os resultados poderão ser conferidos ao final do projeto, em dois anos.

Por isso a importância da equipe ter comparecido no Congresso: atualizado os conhecimentos fundamentais de tratamento em TMO, revisado os cuidados assistenciais, adquirido o conhecimento em novas terapias, conhecido outros profissionais que lidam com o registro de reporte de dados rotineiramente, tirado dúvidas, tido contato com coordenadores referências na área, reconhecidos internacionalmente. Houve ainda a oportunidade da reunião da equipe multidisciplinar de brasileiros presentes no Congresso para discutir os temas relevantes que seriam levados daquele Congresso para o próximo Congresso Brasileiro da SBTMO que acontecerá em Brasília em 2019.

Texto por: Andressa Villagra