Quem Somos

A AMEO – Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002. Com a missão de trabalhar para que o Programa de Transplante de Medula Óssea no Brasil seja acessível e tenha o melhor resultado.

A primeira atividade da AMEO foi contribuir com a formação do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) que cresceu muito. Quando a AMEO começou a fazer cadastro o registro nacional tinha cerca de 12 mil doadores voluntários, hoje já é o 3º maior registro do mundo com 5 milhões de doadores. A AMEO foi pioneira nessa área, tendo a qualidade e os resultados do seu trabalho reconhecidos e premiados.

Fundada em 2010, a Casinha da AMEO oferece hospedagem, conforto e atendimento a crianças, jovens e adultos que precisam se deslocar de outros estados ou cidades até São Paulo para fazer tratamento contra doenças do sangue. A Casinha também funciona como Casa de Passagem para pacientes ambulatoriais oferecendo um lugar alternativo à espera de um dia todo dentro do hospital, com ambiente acolhedor e humano, assistência social, cuidados pessoais, apoio educacional, lazer e entretenimento.

O que fazemos

Na prática, a AMEO mantém a Casa de Apoio desde 2010, projeto que visa dar suporte aos pacientes que estão realizando seu tratamento pelo SUS e precisam sair de seus estados de origem para realizar o transplante de medula óssea. Todo o tratamento é pago pelo Ministério da Saúde, exceto a hospedagem do paciente e acompanhante, o que muitas vezes inviabiliza a continuidade do tratamento. Informamos a população sobre a importância deste ato com palestras informativas, vídeos e material didático.

A AMEO também atua com projetos relacionados à educação, formação e divulgação de conhecimento. O projeto Educar para Doar oferece um programa para escolas com a finalidade de inserir o conceito de doação de sangue como um ato de cidadania. Por meio de estratégias de teatralização e pesquisas, a equipe da AMEO debate sobre a necessidade de obter doadores comprometidos com a doação de sangue e a falta sistemática de doadores nos nossos Hemocentros.

O projeto Capacitar para Curar compreendeu o preparo de material didático (impresso e multimídia) para formação, aperfeiçoamento e treinamento de profissionais que trabalham em Casas de Apoio para o cuidado de pacientes antes, durante e após Transplante de Medula Óssea. O intuito foi formar multiplicadores que trabalham a educação e a instrumentação dos próprios pacientes e de seus familiares (cuidadores) para os cuidados necessários antes, durante e após o Transplante. O Projeto Capacitar para Curar teve as atividades administrativas finalizadas em 2017, mas os manuais produzidos ainda estão sendo divulgados e entregues para pacientes, até 2019 foram entregues 439 kits. Em 2020, a AMEO firmou uma parceria com a empresa Astellas Farma Brasil para uma nova tiragem e envio dos manuais.

O projeto “Capacitação de Gerentes de Dados em Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas” visa formar, treinar, aperfeiçoar e promover educação continuada de gerente de dados em Centros de Transplantes de Células Tronco-Hematopoiéticas (TCTH), autorizados para realizar transplantes utilizando doadores não aparentados, para que promovam o correto registro dos dados, no período de 14 meses. 32 centros estão participando ativamente das aulas, além desses centros temos 45 alunos convidados como ouvintes para que eles possam disseminar o aprendizado em sua vida profissional.

A AMEO acredita que tão importante quanto o cadastro é a fidelização do doador, que precisa manter seus dados atualizados no caso de convocação para doação. A AMEO estimula essa atitude através do cartão do doador e por envio de e-mails recordando a importância de manter os dados atualizados. Ademais, a AMEO está ativamente presente nas redes sociais para disseminar informação, conhecimento e divulgar seus projetos.