Artigos

Exames de diagnóstico e acompanhamento

Os exames abaixo poderão ser solicitados pelos médicos.

Hemograma: é o exame de sangue comum, realizado com uma amostra de sangue colhida das veias. Avalia e quantifica as células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). O exame é útil no diagnóstico de doenças que afetam a produção do sangue e nas infecções. É solicitado rotineiramente para acompanhar o tratamento quimioterápico e para controlar a evolução da doença.

Quem precisa de Transplante de Medula Óssea?

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado principalmente para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto-imunes.

Radioterapia

A radioterapia (Radio) é utilizada como tratamento para o câncer. É um tratamento localizado, geralmente é associado à quimioterapia ou à cirurgia.

Quimioterapia

Quimioterapia é o tratamento de doenças com uso de substâncias químicas que afetam o funcionamento celular. Popularmente, dizemos quimioterapia quando nos referimos a um dos tratamentos do câncer, onde são utilizadas drogas antineoplásicas. Estas drogas agem quando as células estão se duplicando, matando-as.Os tumores tem capacidade de duplicar-se mais rapidamente que os tecidos normais, por isso são mais atingidos e regridem. Tumores que crescem lentamente tendem a responder lentamente à quimioterapia.

Transplante de Medula Óssea (TMO)

Nos transplantes de órgãos, o órgão de uma pessoa é transferido para outra. No transplante de medula óssea (TMO) são retiradas células da medula óssea do doador e transplantadas para o paciente. Essas células, denominadas células-tronco hematopoiéticas, ou células progenitoras, são capazes de produzir todas as células do sangue, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Quais são as células do sangue?

O sangue é composto de plasma e de células. O plasma é constituído, em sua maioria, de água , sais e proteínas . As células do sangue são: os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas.

Compatibilidade HLA

Para que o transplante se implante, sem que haja rejeição do órgão transplantado, é preciso que exista compatibilidade. Quanto maior a compatibilidade entre doador e receptor, melhor o resultado do transplante.