Radioterapia

A radioterapia (Radio) é utilizada como tratamento para o câncer. É um tratamento localizado, geralmente é associado à quimioterapia ou à cirurgia.

Como a radioterapia funciona?
A radiação ionizante carrega energia. Ao agir sobre os tecidos do corpo humano gera elétrons e cria efeitos químicos, como a hidrólise da água e a quebra das moléculas de DNA, que determina a morte celular. Em outras palavras, a radiação é uma energia que vai até a célula e causa a morte da célula cancerígena.
Esta propriedade da radiação é utilizada para tratar vários tumores. A resposta depende de diversos fatores, tais como a sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como a qualidade e a quantidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada.

Como é o tratamento com radioterapia?
A radioterapia é um método de tratamento local ou regional que é programado por um médico especialista o Radioterapeuta. Existem fontes diferentes de radioterapia, que geram energias diferentes e são aplicadas por métodos diferentes: terapia superficial, terapia semiprofunda, teleterapia profunda e braquiterapia (com uso de implantes aplicados no local do tumor).
O paciente é avaliado pelo especialista antes de iniciar o tratamento, este fará o cálculo da dose e determinará o local (“campo”) que será irradiado.
Na terapia de doenças linfoproliferativas, linfomas e leucemias linfóides, as doses são fracionadas e aplicadas por um aparelho que gera feixes externos de radiação , fica á uma distância variável de 1cm à 1 metro do paciente . (Figura 1)
O “campo” da irradiação é marcado na pele e diariamente o paciente deverá ir ao centro de tratamento para receber a radioterapia no “campo” predeterminado, de acordo com o cálculo e número de aplicações programadas.
No preparo para o Transplante de Medula Óssea o paciente pode necessitar de irradiação no corpo todo, ( em inglês, Total Body Irradiation,TBI). Este tratamento tem por finalidade diminuir a resposta imunológica do paciente e assim impedir a rejeição da medula transplantada.
Figura 1: paciente recebendo radioterapia no cérebro (ref:www.vencerocancer.org)


Quais são os efeitos indesejáveis?
A radioterapia costuma ser bem tolerada, a aplicação não é dolorosa e é rápida. No local de aplicação , a pele pode coçar, ficar vermelha, descamar ou até mesmo apresentar bolhas. Você deve cuidar de sua pele, limpar muito bem antes das aplicações, evitar exposição ao sol, pode passar aloe vera ou fazer chá de camomila gelado e colocar sobre o local assim você vai aliviar a irritação de pele.
Outros sintomas podem aparecer, mas vão variar, de acordo com o local irradiado. É possível ter : náuseas, vômitos, diarreia , perda do apetite, feridas na boca.
O médico radioterapêuta deve ser informado se aparecer este ou qualquer outro sintoma.