Quimioterapia

Quimioterapia é o tratamento de doenças com uso de substâncias químicas que afetam o funcionamento celular. Popularmente, dizemos quimioterapia quando nos referimos a um dos tratamentos do câncer, onde são utilizadas drogas antineoplásicas. Estas drogas agem quando as células estão se duplicando, matando-as.Os tumores tem capacidade de duplicar-se mais rapidamente que os tecidos normais, por isso são mais atingidos e regridem. Tumores que crescem lentamente tendem a responder lentamente à quimioterapia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As drogas antineoplásicas não agem apenas no tumor, agem em todas as células que estão em proliferação, por isso, vários tecidos normais podem ser atingidos, causando efeitos colaterais indesejados. Os tecidos que estão em crescimento constante como cabelos, trato gastrintestinal e tecido sanguíneo são mais atingidos pela quimioterapia, por isso são comuns os sintomas de queda de cabelo, náuseas, vômitos e queda da produção das células do sangue durante o tratamento.

Todos estes sintomas são reversíveis, podem ser amenizados com medicamentos e param quando a quimioterapia termina.

Existem efeitos colaterais mais sérios, que devem ser controlados pelo médico, pois podem comprometer o funcionamento do coração, dos rins, do pulmão, das gônadas e de outros órgãos. O monitoramento contínuo com consultas e exames laboratoriais é fundamental para o diagnóstico precoce de efeitos colaterais graves, que podem ocorrer apesar do cuidado e da indicação correta do tratamento.

Agentes quimioterápicos também podem ser utilizados para o tratamento de doenças autoimunes, tais como a esclerose múltipla e a artrite reumatoide. Podem ser utilizados, ainda, para supressão de rejeições a transplantes diversos (imunossupressão).

Como é que se recebe a quimioterapia?
A forma de aplicação da quimioterapia é variável: pode ser administrada pela boca, por comprimidos, pela veia, diluída em soros, por injeções subcutâneas e intramusculares. Muitas vezes são associados comprimidos e soro, ao mesmo tempo. A forma mais comum de aplicação é pelas veias, diluída no soro. O gotejamento costuma ser lento, pois a quimioterapia pode causar irritação nas veias, por isso existem aparelhos especiais – bombas de infusão- que calculam a quantidade de liquido que deve cair nas veias a cada minuto.
Para ter maior segurança e conforto na aplicação da quimioterapia, é comum o médico colocar no paciente um cateter. O cateter é um tubo que fica conectado na veia do paciente permanentemente e tem um acesso na outra extremidade que permite que a enfermeira instale a quimioterapia ou medicamento com facilidade. O cateter é usado durante todo o tratamento, diminuindo em muito a dificuldade de encontrar boas veias. Pacientes devem ser orientados a cuidar do cateter com muita atenção, ele será muito útil durante o tratamento.

Como é programado o tratamento?
As “quimios”, como falam os profissionais da saúde, em geral são receitadas por ciclos (períodos) , assim você recebe alguns dias seguidos de tratamento e depois faz um intervalo, completando um ciclo. Dependendo do tumor haverá uma combinação diferente de medicamentos, de dias e de ciclos previstos. O tratamento completo é chamado de protocolo, assim cada paciente irá fazer um protocolo que estará indicado para a sua doença e será específico para idade, diagnóstico, tipo anatomopatológico e disseminação do tumor.
Os protocolos são tratamentos conhecidos com resultados bem estudados que já foram testados em muitos pacientes com um resultado que é conhecido e esperado. Protocolos experimentais são muito comuns na área da oncologia, constantemente novos medicamentos aparecem e podem ser uma boa oportunidade para alguns pacientes. Nestes casos, o seu médico vai te aconselhar oferecendo a melhor opção de tratamento para o seu caso.

Como vou me sentir fazendo quimioterapia?
No período que você faz a quimioterapia é comum ficar indisposto, cansado, sem apetite e enjoado. Existem medicamentos para evitar o enjoo e o vomito, mas é preciso se cuidar: beber muita água, alimentar-se bem e descansar, dormir ao menos 8 horas por dia.
A fraqueza faz parte devido ao tratamento, não é hora de fazer esforço, nem exercícios. O corpo precisa de tempo para recuperar-se.
Dependendo da sua quimioterapia, pode haver sintomas e orientações especiais. Seu médico vai explicar quais os sintomas e efeitos colaterais que o seu tratamento pode causar, e orientá-lo a cuidar-se. Anote sempre suas dúvidas e leve suas anotações nas consultas para esclarecer tudo com os profissionais de saúde.