Como é feita a doação de Medula Óssea
23 de novembro de 2016
Quem precisa de Transplante de Medula Óssea?
23 de novembro de 2016

Como me tornar um doador de Medula Óssea

Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor.

Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. Para a realização de um transplante de medula óssea é necessário que a compatibilidade entre o doador e receptor seja 100%.

A chance de encontrar uma medula compatível no registro brasileiro é em média 1:100.000! Mais de 60% dos pacientes não possuem doadores na família e quando não há um doador aparentado a solução para o transplante é fazer a busca deste doador compatível entre os grupos étnicos representados na população (brancos/caucasianos, mulatos, cafuzos, índios, negros, orientais) cadastrada no banco de doadores de medula óssea.

As chances de acharmos um doador não aparentado dependem do grau de miscigenação dos indivíduos na população. Portanto, quanto maior o número de representantes brasileiros cadastrados no banco, maiores serão as chances dos pacientes que aguardam seus doadores compatíveis!Cadastre-se como um doador voluntário, esses pacientes dependem de nossa solidariedade!

Procedimentos necessários para se cadastrar como doador voluntário de medula óssea

Você precisa ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde. Não precisa estar em jejum e nem agendar o cadastro. Procure na sua cidade um hemocentro ou hemonúcleo autorizado e cadastre-se. Na cidade de São Paulo, procure o Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, Rua Marquês de Itu, 579 Vila Buarque (metrô Santa Cecília). Veja mais endereços de onde se cadastrar como doador voluntário no Brasil, clicando aqui!

O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA).

Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado. Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação. Seu atual estado de saúde será então avaliado.

Assista ao vídeo institucional da AMEO.