Equipe de projeto da AMEO recebe treinamento em Registro Americano de reporte de dados de TMO

AMEO participa de Congresso Internacional sobre Transplante de Medula Óssea
29 de março de 2019
10° Festa de Páscoa traz espírito de renovação para a Casinha
18 de abril de 2019

Equipe de projeto da AMEO recebe treinamento em Registro Americano de reporte de dados de TMO

28 de março de 2019

Durante 10 dias, no começo do março, a equipe do Projeto de Treinamento de Gerente de Dados, no âmbito do PRONON, participou de um treinamento no Registro Americano CIBMTR (Centro Internacional de Pesquisa de Transplante de Sangue e Medula Óssea) localizado no campus de Milwaukee, no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos. A visita e o treinamento foram feitos a convite do brasileiro Marcelo Pasquini, professor associado de Medicina na Divisão de Hematologia e Oncologia do Medical College of Wisconsin e atua como Diretor Científico Sênior de Ensaios Clínicos no CIBMTR, onde se concentra em pesquisa clínica.

As gerentes de dados, Flávia Costa e Renata Loebel, que serão responsáveis pelo treinamento dos gerentes de dados e as médicas, Dra. Carmen Vergueiro e Dra. Adriana Seber, conheceram todas as ferramentas de acesso e de cadastro de hospitais, a sistematização da inserção de novos gerentes de dados, o instrumentos relacionado a cada doença e a estrutura física do local.

O treinamento foi organizado em aulas teóricas e práticas, videoconferências ou presencias. A visita ao Registro foi na sede do CIBMTR em Milwaukee Campus chamado Froedtert and the Medical College of Wisconsin Clinical Cancer Center. A equipe também teve a oportunidade de visitar o Hospital vinculado ao centro de pesquisa, chamado Froedtert and the Medical College of Wisconsin Clinical Cancer Center. Em uma visita guiada, elas puderam conhecer o departamento de TMO, de internação, a enfermaria, junto com a enfermeira da unidade.

Segundo Flávia Costa, parte da equipe do projeto, afirma que o treinamento “foi um divisor de águas”. Ela ressalta ainda a essencialidade de poder conhecer a fundo uma ferramenta complexa e o contato com os profissionais que são referências na área, para depois poder compartilhar o conhecimento adquirido no treinamento com os gerentes de dados.

Nesse sentido, o esforço da AMEO está todo focado para que o Brasil também tenha um Banco de Dados robusto, por meio do qual seja possível conhecer melhor os números e os resultados do Transplante de Medula Óssea no país, que é um dos objetivos do Projeto de Treinamento de Gerente de Dados.

O CIBMTR® é um centro de pesquisa do National Marrow Donor Program (Programa Nacional Americano de Doador de Medula Óssea) e do Medical College of Wisconsin (MCW), que colabora com a comunidade científica do mundo todo para o avanço do transplante de células hematopoiéticas (HCT) e terapia celular para aumentar a sobrevida e enriquecer a qualidade de vida dos pacientes. O CIBMTR também facilita a pesquisa crítica de observação e intervenção por meio de conhecimentos científicos e estatísticos, uma grande rede de centros de transplantes e uma base de dados de resultados clínicos única e extensa.

O CIBMTR é dedicado a melhorar a sobrevivência, o tratamento e a qualidade de vida dos pacientes transplantados. Com mais de 1.200 publicações, ele realiza uma prática de mudança de pesquisas que ajuda pacientes e médicos. Materiais abrangentes estão sendo continuamente desenvolvidos pelo setor de treinamento do centro de pesquisas para fornecer aos profissionais de gerenciamento de dados informações detalhadas sobre os requisitos de submissão de dados do CIBMTR e o conhecimento de campo.