Menina em tratamento contra a leucemia descobre a arte de pintar

Alunos de escola municipal mobilizam doadores de sangue através do Projeto Educar para Doar da AMEO
5 de outubro de 2017
AMEO inicia parceria com Zurich Santander e recebe cheque de patrocínio para os próximos três anos
17 de novembro de 2017

Menina em tratamento contra a leucemia descobre a arte de pintar

Árvores, gramas, céu azul, flores, borboletas, crianças, muita cor e sentimento. É isso que preenche os quadros de Rafaela Silva de 9 anos, que em suas palavras, pinta “paz, harmonia, vida, saúde e alegria”. Após fazer o transplante de medula óssea, a menina ganhou de sua madrinha algumas telas e tinta. Começou a pintar e não parou mais. Hoje ela já fez a primeira exposição de seus quadros e tem mais duas pela frente. A menina quer vender sua arte para arrecadar recursos para ajudar outras crianças com câncer.

Rafaela foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda quando tinha apenas 6 anos, em 2014. Sempre ao lado da família, Rafaela fez todo o tratamento necessário para curar a doença. No entanto, após 6 meses do fim do tratamento, em abril de 2017, veio a recidiva e Rafaela fez o transplante de medula óssea.

A garota de Goiânia, que veio para São Paulo para fazer o tratamento no Hospital Samaritano, sempre gostou de desenhar. E se apaixonou também pela pintura. Luciana Silva, 44, mãe da garota conta com orgulho que Rafaela pinta sobre o que ela sente. “Influenciada pelo o que ela está sentindo, como ela vê as coisas, é isso que ela tenta transmitir para qualquer desenho dela”. Rafaela confirma a resposta da mãe. “Quando eu estou pintando eu sinto paz, harmonia, vida, saúde, isso que eu sinto quando estou pintando. E alegria, muita, muita alegria”.

A ideia apresentar a Rafaela à pintura surgiu de sua madrinha, Milena, prima de sua mãe, enquanto a menina se recuperava do transplante. A mãe revela que ficou com medo de inicio por causa do cheiro da tinta, por conta dos cuidados necessários após o transplante. “Então eu perguntei à Dra. Adriana, se poderia usar tinta e ela disse que não teria problema” lembra Luciana.

A mãe diz que o dom de pintar surgiu naturalmente, sempre com o incentivo da família. “Tem dia que ela acorda cedo e diz ‘Eu vou pintar’. E pinta dois quadros em um dia. E tem dia que ela não pinta nenhum. Então a gente a deixa bem à vontade”. A aptidão pela arte é de família, o irmão de Rafaela, Alexandre, de 11 anos, é escritor. Já escreveu e publicou 7 livros, sendo o primeiro em homenagem à irmã, chamado “A princesa que usa óculos”.

Luciana diz que sempre fez questão de motivar os filhos. “Tem uma forma de ensinar as crianças a desenhar que é através dos numerais” explica ela. “Então, através dos números eu comecei a ensiná-los a desenhar. E quando ela quer pintar uma tela, algo diferente, ela fica tentando fazer o desenho no papel o tempo todo, tentando até ela dar conta, quando ela consegue aí ela transfere para a tela”.

A primeira exposição de Rafaela aconteceu no Hospital Samaritano em São Paulo no dia 13 de outubro. Muitos funcionários se interessaram pela compra e a venda dos quadros já começou. “A exposição foi ótima, foi maravilhosa, deu uma boa repercussão, as pessoas gostaram” conta Luciana. Todo o dinheiro arrecado com a venda dos quadros de Rafaela será doada para a Casa de Apoio da AMEO.

A menina conheceu a instituição através de sua médica, Dra. Adriana Seber que trabalha no Samaritano e é presidente da AMEO. A mãe conta que a iniciativa da doação partiu da própria Rafaela. “Ela disse ‘Mamãe, eu vou dar o dinheiro para a tia Adriana, pra ajudar as criancinhas dela’” relembra Luciana. Ao perguntar a Rafaela o porquê da doação, ela se emocionou e disse “porque eu gosto de ajudar muito os meus amiguinhos, não gosto de os ver sofrendo, é muito ruim…”

Luciana fala sobre o futuro da filha sempre orgulhosa. “Agora ela quer pintar mais quadros para vender e conseguir arrecadar mais dinheiro, isso me deixa muito feliz, minha filha querendo sempre ajudar o próximo. Se Deus quiser, vamos conseguir um bom dinheiro para a AMEO” diz ela. “Ela é muito humana, a Rafaela é extremamente tímida, não gosta muito de conversar pelo Whatsapp, mas ela olha para o outro, para o próximo, sempre com o intuito de ajudar. Ela é uma criança muito especial, não é porque é minha filha não. Ela foi um presente de Deus encaminhado para mim” declara Luciana sobre Rafaela.

O restante dos quadros que não forem vendidos em São Paulo serão levados para Goiânia. Lá já estão programadas mais duas exposições, mas ainda sem datas definidas. Uma será no Goiânia Shopping e outra no hospital onde a menina fazia o tratamento na cidade.

Depois das exposições e da doação, Rafaela quer seguir com o dom. “Eu ainda quero continuar pintando, mas tem outras coisas que eu quero fazer. Eu ainda tenho que colocar a lição de casa em dia, porque eu não quero repetir o ano” conta com simplicidade. Ela ressalta, no entanto, o que realmente quer para o futuro: “eu quero crianças brincando, se divertindo muito. Eu imagino todas as crianças curadas, nada de doença, nada de câncer, nada de nada”.