Células do Sangue

Quais são as células do sangue?

O sangue é composto de plasma e de células. O plasma é constituído, em sua maioria, de água , sais e proteínas . As células do sangue são: os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas.

Para que servem as células do sangue?
Glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias): são células sanguíneas que carregam hemoglobina. Eles são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e pela retirada do gás carbônico para ser eliminado pelos pulmões. Figura 2.


Glóbulos brancos (leucócitos Figura 3): são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra agentes infecciosos como vírus ou bactérias e também nos protegem contra substâncias estranhas. Para defender o corpo adequadamente, uma quantidade suficiente de leucócitos deve ir aonde é necessário, matar e digerir os organismos e as substâncias prejudiciais.

Como todas as células sangüíneas, os leucócitos são produzidos na medula óssea. Eles originam-se de células células-tronco. As células-tronco se diferenciam e amadurecem em um dos cinco tipos principais de leucócitos: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos.
A contagem dos leucócitos normalmente varia de 4.000 a 10.000 células por microlitro. A leucopenia, diminuição da quantidade de leucócitos pode ocorrer devido ao uso de determinados medicamentos, administração de quimioterápicos, como resultado de infecções, deficiência de produção ou destruição por anticorpos. A leucocitose, um aumento da quantidade de leucócitos, pode ser uma resposta a infecções, traumatismos, estresse ou do uso alguns medicamentos.

Figura 3 .Os cinco tipos de leucócitos ou glóbulos brancos são:

Plaquetas: são fragmentos de grandes células que compõem o sistema de coagulação do sangue e agem na prevenção de hemorragias. Chama-se de plaquetopenia a baixa contagem de plaquetas no sangue. O número reduzido de plaquetas pode ser decorrente da falta de produção, por uso de determinados medicamentos quimioterápicos ou destruição.
Assim, o paciente com plaquetopenia pode apresentar sangramentos, hemorragias, hematomas e petéquias (pequenas manchas vermelho-arroxeadas, produzidas por vazamentos do sangue das veias para os tecidos). Para corrigir a baixa contagem, dependendo da causa o paciente pode ser submetido a transfusões de plaquetas.A figura abaixo mostra manchas na pele que aparecem espontaneamente quando há número baixo de plaquetas.

Figura 4, manchas na pele decorrentes de escape do sangue de dentro dos vasos para a pele.

Plaquetas ativadas na formação do coágulo com auxílio das proteínas de coagulação, evitando a perda excessiva de sangue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A figura 5 , ao lado mostra a formação do coágulo que é composto por plaquetas, fatores de coagulação e glóbulos vermelhos. Este grupo de células forma um tampão que impede que o sangue escape de dentro dos vasos sanguíneos, quando estes se rompem.