AMEO lança cartilha sobre benefícios do paciente de TMO em parceria com o Instituto Pro Bono

Orientações para avaliar COVID-19 em pacientes de TMO e em doadores: norma técnica da ANVISA para médicos transplantadores
2 de julho de 2020
Ministério da Saúde divulga novidades para o Transplante de Medula Óssea pelo SUS
24 de julho de 2020

AMEO lança cartilha sobre benefícios do paciente de TMO em parceria com o Instituto Pro Bono

24/07/2020

A AMEO lançou neste mês uma cartilha explicativa com informações sobre os benefícios aos quais pacientes que aguardam um Transplante de Medula Óssea ou pacientes diagnosticados com câncer têm direto. O conteúdo foi produzido em parceria com o Instituto Pro Bono, por meio do escritório Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown.

Muitos pacientes têm dificuldades em obter os direitos que lhe são garantidos por lei frente à situação que passam. Por isso, um dos serviços que a AMEO oferece aos pacientes é o de Assistência Social para orientá-los sobre tais questões burocráticas. No entanto, mesmo assim, a AMEO percebeu que as dúvidas eram muitas. Por isso buscou entender as demandas de cada paciente e levou ao Instituto Pro Bono.

Os advogados do Instituto Pro Bono do escritório voluntário levantaram dados e compilaram conteúdo relevante sobre os direitos garantidos a essas pessoas. Para tornar o conteúdo do material ainda mais acessível, a AMEO montou o material de forma didática em uma cartilha e pretende produzir vídeos para serem compartilhados com as pessoas atendidas pela entidade, principalmente para os pacientes do SUS que a entidade presta assistência, além das pessoas interessadas que acompanham a AMEO pelas mídias digitais.

Após a divulgação da cartilha, a AMEO deseja mobilizar um grupo sólido com pacientes, advogados e a sociedade para a defesa destes direitos. “O maior desafio é fazer com que o paciente se organize, em geral ele está muito debilitado, focado totalmente no tratamento e na luta para sobreviver, não há muito espaço para lutar pelos direitos, não na hora de uma doença tão grave e ameaçadora. Ainda temos um longo caminho para formar esta rede, sinto que estamos dando os primeiros passos”, explica a médica hematologista Carmen Vergueiro, fundadora da AMEO.

A AMEO convida ainda pacientes e advogados que queriam participar do grupo de Advocacy que a entidade está organizando. O grupo visa contribuir com o debate do direito do paciente e meios para consegui-lo. Quem se interessar pode entrar em contato conosco pelo endereço eletrônico: comunika@ameo.org.br.

Veja abaixo a cartilha na íntegra:

CARTILHA DE BENEFICIOS PARA PACIENTES 2020