O podcast “SUPERVIVENTES” já está disponível nas plataformas de áudio, basta acessar seu aplicativo favorito ou então seguir os links:
Spotify: https://open.spotify.com/show/13FwQ9CezKlVZEPGJatu8U
YouTube: https://youtu.be/uP_umq6Zr2o
Deezer: https://deezer.com/show/1000816971
Youtube Music: https://music.youtube.com/playlist?list=PLhn9vw47ZkHZAiE6zj4rteL7AUtDU60ii
Durante os meses de abril e maio a AMEO, Associação da Medula Óssea, irá lançar o podcast “SUPERVIVENTES”, focado em contar histórias de pessoas que tiveram câncer. Os episódios estarão disponíveis às terças, entre os dias 2 de abril e 21 de maio, em várias plataformas de áudio.
O objetivo do podcast é levar informação de qualidade para a população, especialmente para quem já teve câncer, sem deixar de criar assuntos interessantes para conquistar qualquer ouvinte. Através de entrevistas com especialistas e ex-pacientes – os “Superviventes” – o podcast apresenta histórias de superação e como lidar com as adversidades após o diagnóstico e o tratamento de câncer. Essa é a primeira temporada do projeto e discutirá os temas:
• Episódio 1 – Diagnóstico
• Episódio 2 – Fertilidade e vida sexual
• Episódio 3 – Alimentação
• Episódio 4 – Atividade física
• Episódio 5 – Câncer infantil
• Episódio 6 – Medicina integrativa
• Episódio 7 – Dermatologia
• Episódio 8 – Cuidadores
• Episódio 9 – Infecções
• Episódio 10 – Perspectivas para o futuro
“Temos cada vez mais casos de câncer no mundo, o que é motivado por fatores como o envelhecimento da população, aumento da expectativa de vida, fatores ambientais e nutricionais e hábitos da vida moderna. Existem estudos que mostram que em breve o câncer será a primeira causa de morte no Brasil, e, segundo o INCA, são esperados 704 mil casos novos de câncer no país para cada ano do triênio 2023-2025”, explica a Dra. Carmen Vergueiro, fundadora e coordenadora da AMEO.
A médica ressalta que, por outro lado, temos terapias cada vez mais avançadas que contribuem para o tratamento do câncer, “hoje o diagnóstico de câncer não pode ser visto como um ponto final, existe uma ótima chance de cura e controle da doença para boa parte dos pacientes, especialmente para aqueles cujo diagnóstico é feito no início do quadro e é isso que queremos passar com o podcast SUPERVIVENTES, queremos que o paciente se sinta motivado e tenha informações para melhorar sua qualidade de vida”.
A equipe responsável prevê realizar uma segunda temporada, dessa vez se aprofundando no diagnóstico, história clínica e sintomas de cada tipo de câncer, “acreditamos que conhecimento é algo crucial e queremos que a população se informe de maneira correta sobre o câncer”, destaca a Dra. Carmen.