AMEO realiza palestras como ação da campanha do Fevereiro Laranja

CNT cria estratégia para encontrar leitos disponíveis e outras unidades públicas para pacientes que aguardam pelo TMO
21 de janeiro de 2020
Orientações para o coronavírus: como os pacientes com baixa imunidade devem se prevenir contra a doença 20 de março de 2020
24 de março de 2020

AMEO realiza palestras como ação da campanha do Fevereiro Laranja

06 de março de 2020

O mês de fevereiro foi dedicado ao combate e à conscientização da leucemia. A AMEO fez uma campanha em comemoração ao Fevereiro Laranja e ofereceu palestras gratuitas para discutir o tema tão importante. No dia 18 de fevereiro, foram realizadas duas palestras no Hospital Estadual de Sapopemba e no Hospital Estadual Vila Alpina com a presença de quase 80 profissionais da saúde.

A leucemia é um câncer das células do sangue. Essa doença afeta crianças e adultos e tem como principal característica o acúmulo de células jovens ou imaturas anormais (blastos) na medula óssea, ou seja, local de produção de células do sangue. Esse acúmulo inibe o crescimento e a boa funcionalidade das células normais causando fraqueza e falta de ar. Isso é causado pela presença de um número pequeno de glóbulos vermelhos (anemia), infecção e febre, resultantes de uma quantidade inadequada de leucócitos, e sangramento, ocasionado pela quantidade baixa de plaquetas.

É uma doença maligna de origem desconhecida, na maioria das vezes. É importante saber que a leucemia não é contagiosa e nem hereditária (não é transmitida de pai para filho). Muitas pessoas confundem e pensam que uma leucemia é decorrente de uma forte anemia e isso não é verdade. As anemias ocorrem por diversas causas e não evoluem para leucemia. Entretanto, pacientes com leucemia frequentemente apresentam quadros de anemia devido à doença e ao tipo de tratamento quimioterápico. Por isso a importância de divulgar a população sobre a doença e desconstruir alguns mitos.

A palestra foi comandada pela Dra. Carmen Vergueiro hematologista especialista em Transplante de Medula Óssea e HLA. Ela iniciou o evento com uma dinâmica para incentivar a interação dos participantes e mostrar a importância de resolução de problemas em equipe. Na sequência, ela expôs, com riqueza de detalhes, acerca da origem da leucemia, tipos da doença, diagnóstico, estágios, tratamentos e notadamente os procedimentos sobre o Transplante de Medula Óssea.

São Paulo sancionou, em 13 de novembro do ano passado, projeto do deputado estadual Thiago Auricchio que cria a ação conhecida como ‘Fevereiro Laranja’. Projeto tem o intuito de conscientizar para as leucemias, com foco no diagnóstico precoce e tratamento correto. De acordo com a iniciativa, Lei 17.207/2019, o Fevereiro Laranja será realizado com ações educativas de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia, ressaltando a importância da doação de medula óssea. Dentro desse cenário, a AMEO iniciou a própria campanha com palestras gratuitas sobre leucemia e incentivando o cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

Agradecemos imensamente a Viviane França, Coordenadora Administrativa do HESAP, que nos acolheu de forma carinhosa e abriu espaço para falarmos às equipes de um tema tão relevante.