Concurso sobre doação de sangue incentiva alunos do Ensino Fundamental a se engajarem na causa e tem resultado divulgado no Dia Nacional do Doador de Sangue

Prêmio de melhor trabalho em TMO na HemoPlay 2021 sobre Mieloma Múltiplo é doado o prêmio para Casa de Transplante AMEO
24 de novembro de 2021
Medida provisória que garante e regulamenta tratamento oral contra o câncer é aprovada na Câmara dos Deputados
16 de dezembro de 2021

Concurso sobre doação de sangue incentiva alunos do Ensino Fundamental a se engajarem na causa e tem resultado divulgado no Dia Nacional do Doador de Sangue

No dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue no Brasil, acontece a premiação do 1º Concurso Educar para Doar da AMEO (Associação da Medula Óssea de São Paulo) com a temática “Doação de Sangue uma responsabilidade de todos”. O objetivo do Concurso foi incentivar os alunos do Ensino Fundamental II de São Paulo a criarem publicações sobre a doação de sangue que seriam divulgadas nas redes sociais.

Após passar por avaliação de uma comissão julgadora composta por especialistas da área de Educação, Comunicação e Medicina, cinco publicações foram escolhidas como finalistas do Concurso, pois mostraram criatividade usando figuras ícones da cultura pop, frases impactantes, layout arrojado e até uma encenação sobre mentiras e verdades sobre a doação para criação de um vídeo.

As publicações finalistas foram publicadas nas redes sociais da AMEO e além da premiação dos três melhores, o conteúdo com mais curtidas ganha ainda o Prêmio Voto Popular. A divulgação da premiação acontecerá em um encontro on-line que reunirá alunos, escolas, jurados e a organização da Equipe AMEO. Confira os ganhadores abaixo:

PRÊMIO JURI:
1º LUGAR: ACAIA – 81,7 PONTOS
2º LUGAR: TIQUALAB 1011 – 74,9 PONTOS
3º LUGAR: TIQUALAB 1017 – 72,3 PONTOS

PRÊMIO VOTO POPULAR:
1012 – TIQUALAB (GRATIDÃO) – 317 curtidas
1014 – ACAIA (VIDEO) –255 curtidas
1017. TIQUALAB (HOMEM FANTASMA) –124
1011- SOLIDARIEDADE – 111 curtidas
1015- HALLOWEEN – 89 curtidas

Para produzir o conteúdo, os alunos, com idades de 12 a 15 anos, tiveram que pensar sobre a tipagem sanguínea, importância do sangue em diferentes situações, urgência em conseguir doadores, enfim, as dificuldades e vicissitudes desse universo. Uma maneira de conscientizar e, quem sabe um dia, um incentivo para que eles se tornarem doadores.
Mais do que resultados muito elaborados, o Projeto Educar para Doar da AMEO pretende com o concurso que os alunos se familiarizem com a questão tão importante da doação de sangue. Afinal, ela está muito mais próxima de nós do que imaginamos. Em geral, a questão da saúde pública ainda não é vista como um tema de cidadania, como responsabilidade de todos.

O concurso foi divulgado para escolas do Estado de São Paulo. A equipe da AMEO criou um site interativo com material de apoio para alunos e professores que topassem a empreitada em tempos de isolamento social e aulas on-line. Para avaliar os trabalhos foi criado uma comissão julgadora multidisciplinar com educadores, publicitarias e médicos hematologistas. A escolha de inserir um prêmio para o post mais popular visou a propagação da temática por meio do alto alcance que as redes sociais possibilitam.

As publicações finalistas tiveram um número significativo de visualizações e curtidas e, assim, colabora para que o tema não seja esquecido e que traga novos doadores de sangue. O concurso deu tão certo que a equipe já pensa em uma nova edição para 2022 expandindo as fronteiras para além de São Paulo.
Confira os posts finalistas abaixo: