Posso participar deste projeto?
O transplante de medula óssea (TMO) é um tratamento para doenças do sangue como leucemias, mielomas e linfomas, além de algumas condições genéticas e autoimunes. Em 2022, foram realizados 3.991 transplantes no Brasil, a maioria pelo SUS. No entanto, grande parte dos centros de TMO está no Sul e Sudeste, obrigando pacientes de outras regiões a viajar para realizar o procedimento.
Esse deslocamento ocorre em um momento delicado, trazendo não só desafios à saúde, mas também impactos emocionais e financeiros. Afastados de suas famílias, os pacientes enfrentam custos com hospedagem, alimentação e transporte em grandes cidades, além do estresse da doença e do tratamento. Mesmo pacientes da Grande São Paulo enfrentam dificuldades, como longos deslocamentos de transporte público, inadequados para imunossuprimidos, e moradias sem estrutura ideal para evitar infecções.
A Casa do Transplante de Medula Óssea, fundada em 2023, está próxima aos principais hospitais públicos de câncer de São Paulo (Hospital das Clínicas, ICESP, Hospital Brigadeiro e ITACI) e também atende pacientes de outros hospitais como o GRAAC. Acolhe pacientes recém-transplantados que não teriam um ambiente seguro para se recuperar até a melhora da imunidade.
Oferecendo hospedagem gratuita, a casa dispõe de 20 leitos, quartos com banheiros privativos e infraestrutura adaptada para evitar infecções. Além disso, fornece alimentação, higiene, transporte, assistência social e apoio psicológico. Com capacidade para atender até 120 pacientes por ano, garante um espaço seguro para que possam completar sua recuperação antes de voltar para casa.
Ajude a AMEO a manter esta casa! Escolha um valor e faça sua doação agora. Sua contribuição faz a diferença.
Quer nos ajudar?

Quero ajudar
Contribua para manter moradia para os pacientes em tratamento.

Quero ajudar
A conta de água é necessária para garantir banhos, higiene e limpeza.

Quero ajudar
A energia elétrica sustenta equipamentos essenciais.

Quero ajudar
Contribua para que os pacientes possam cozinhar seus alimentos.

Quero ajudar
Seu apoio viabiliza deslocamentos para os pacientes não perderem as consultas.

Quero ajudar
Kits de higiene neutros, próprios para o cuidado e prevenção de infecções.

Quero ajudar
A limpeza adequada é fundamental para proteger a saúde.

Quero adotar
Contribua com os custos de acolhimento completo de uma família: moradia, alimentação, transporte, higiene e apoio social.
Para depósito em nossas contas:
Chaves Pix:
PIX AMEO – ameo@ameo.org.br
PIX Casa de Apoio – 05.863.805/0002-63
PIX Casa do Transplante AMEO – 05.863.805/0001-82
Razão Social: AMEO – Associação da Medula Óssea
CNPJ: 05.863.805/0001-82
Banco: Itaú
Agência: 0553
Conta Corrente: 41.133-1
Razão Social: CASINHA AMEO – Associação da Medula Óssea
CNPJ: 05.863.805/0002-63
Banco: Itaú
Agência: 0553
Conta Corrente: 53.136-9
Como vamos reduzir a espera pelo transplante?
Oferecendo uma casa a poucos minutos do hospital que irá hospedar pacientes selecionados durante o período do transplante para fazer o tratamento fora do hospital ou receber alta precoce, liberando leitos hospitalares para os transplantes de maior complexidade. Os pacientes elegíveis receberão todo o suporte terapêutico no hospital durante o dia, e passarão a noite na casa.
Realizamos uma grande reforma para adequar a casa às necessidades de pessoas imunossuprimidos, ela é um porto seguro para nossos pacientes, pois disponibiliza quartos, banheiros individualizados, ambientes de convivência agradáveis e alimentação saudável, todos seguindo os protocolos de higiene e acessibilidade necessários.
Hoje a fila do transplante no Brasil é a maior barreira para a cura de muitos pacientes. Você pode mudar esta realidade. Juntos vamos construir a solução para esta situação. Apoie a construção da Casa do Transplante AMEO.