Mapa do Transplante de Medula Óssea

Mapa do Transplante de Medula Óssea

O Mapa do Transplante de Medula Óssea reúne os dados dos transplantes autólogos e alogênicos realizados no país.

Este projeto foi iniciado em 2019 pela AMEO – Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo, com a participação de 31 hospitais. O subsídio para o desenvolvimento e implantação da plataforma veio através do PRONON (Ministério da Saúde, 2019-2020). A partir de 2021 o subsídio é feito através da AMEO e de empresas parceiras. A plataforma foi ampliada em 2022 para incluir informações sobre o transplante autólogo. Este é um banco de dados para auxiliar pacientes, familiares e profissionais da saúde a obter dados nacionais sobre o Transplante de Medula Óssea. Na plataforma há um portal público, onde todos os dados estão abertos e anonimizados e um portal do centro, com senha individualizada, exclusivo para os hospitais acessarem seus gráficos.

Os dados do Mapa estão dispostos, de forma fácil e interativa, para consulta pública. Você pode ver os números gerais de transplantes, a distribuição pelas regiões do país, ou olhar os resultados parciais ao filtrar de acordo com seu interesse.

A primeira escolha que você deve fazer é a de selecionar entre transplante autólogo (quando a medula transplantada é a do próprio paciente) ou transplante alogênico (quando a medula vem de um doador).

Em seguida, pode escolher: por idade, sexo, escolaridade, diagnóstico, etc.
Você pode, por exemplo, filtrar o diagnóstico do seu interesse e observar o tempo médio para o transplante; ou ainda, escolher o diagnóstico e a faixa etária para observar qual é o resultado do transplante para este grupo (sobrevida).

Todas as informações foram anonimizadas seguindo a lei geral de proteção de dados, para proteção dos pacientes.

Para pacientes e familiares:
Os resultados apresentados aqui correspondem a um grupo de pacientes com doenças e tratamento semelhantes ao seu, no entanto, não indicam, necessariamente, como você vai responder ao tratamento. O médico é quem melhor pode explicar, discutir e esclarecer a você e seus familiares sobre as necessidades e prognóstico individualizados de cada tratamento.

Acesse: