Ministério da Saúde divulga novidades para o Transplante de Medula Óssea pelo SUS

AMEO lança cartilha sobre benefícios do paciente de TMO em parceria com o Instituto Pro Bono
24 de julho de 2020
AMEO participa de projeto social “Olé no Corona” que vai leiloar itens dos cinco capitães brasileiros nas conquistas das Copas do Mundo
12 de agosto de 2020

Ministério da Saúde divulga novidades para o Transplante de Medula Óssea pelo SUS

24/07/2020

O Ministério da Saúde autorizou no dia 22 de julho de 2020, por meio da Portaria n.° 1.813, divulgada no Diário Oficial da União, novidades que alteram as informações da portaria já existente (de setembro de 2017) sobre o Transplante de Medula Óssea no SUS (Sistema Único de Saúde). Foi autorizado o transplante para pessoas até 75 anos e foram incluídas novas doenças que podem ser transplantadas pelo SUS, são elas: hemoglobinúria paroxística noturna; mucopolissacaridose tipo IV A; e mucopolissacaridose VI.

A atualização da portaria era uma medida aguardada pela comunidade médica da área e pelos pacientes, por se ajustar à evolução que a medicina tem passado. Hoje o transplante com pacientes de idade mais avançada apresenta bons resultados e a taxa de mortalidade é bem menor do que quando o transplante começou no país. Isso tornou-se possível pelos avanços que a medicina alcançou em diversos fatores que envolvem o transplante, por exemplo, o condicionamento que hoje se adequa melhor às pessoas mais velhas, por ser menos agressivo.

O transplante de medula óssea agora também é possibilidade de tratamento para essas doenças menos frequentes, que são raras, mas ainda assim existem. Por isso que é importante que a portaria se atualize: para atender esses pacientes que tinham dificuldade em transplantar fora do SUS e agora podem realizar o tratamento com transplante no sistema público e gratuito de saúde.

Veja abaixo o texto completo sobre alterações:

Portaria nº 1.813, de 22 de julho de 2020