A partir dessa semana, o Programa Nota Fiscal Paulista possibilita às pessoas que quiserem doar suas notas para instituições filantrópicas façam de forma automática. A funcionalidade permite que a doação seja mais rápida, simples e evite fraudes. Em janeiro do ano que vem, essa será uma das únicas maneiras de fazer doação para entidades, pois as urnas serão proibidas nos estabelecimentos. Você pode conhecer o outro formato de doação, através de aplicativo de celular, clicando aqui: https://ameo.org.br/contribua-ameo/contribuicao-pelo-aplicativo/
Para ativar a funcionalidade é necessário que o consumidor acesse o site do Programa Nota fiscal Paulista (www.nfp.fazenda.sp.gov.br), faça login ou se cadastre, caso seja o primeiro acesso. Após clicar em Doação Automática é necessário Escolher Instituição e procurar pela ONG que deseja fazer a doação. Com o cadastro feito, o consumidor basta informar o CPF no ato da compra e automaticamente a nota é doado para a entidade favorecida.
A doação automática só funciona mediante cadastro no site do Programa Nota Fiscal Paulista. Sempre que o consumidor quiser é possível trocar de instituição ou ainda desativar a funcionalidade.
Com essa opção o consumidor ainda concorre aos sorteios, mesmo doando os cupons. Assim, o governo visa estimular a doação das notas, mantendo a contribuição para a organização e permitindo a participação do doador nos sorteios.
A doação ainda pode ser realizada sem a indicação do CPF na hora da compra. Para isso basta pedir a nota sem identificação e acessar o app da Nota Fiscal para fotografar o QRCode ou digitar os dados do cupom e doar para a entidade que preferir.
Texto: Andressa Villagra