Parceria entre AMEO e Pierre Fabre entrega carinho e cuidado a pacientes de TMO

A AMEO foi selecionadas pela Fundação Zurich
5 de outubro de 2021
Chamada pública da CONITEC quer ouvir pacientes sobre a liberação de medicamento importante no tratamento de LLA
27 de outubro de 2021

Parceria entre AMEO e Pierre Fabre entrega carinho e cuidado a pacientes de TMO

25 de outubro de 2021

Em junho de 2021, a AMEO firmou uma parceria com a farmacêutica Pierre Fabre que visa entregar 490 kits até o final do ano para os pacientes assistidos pela Casa de Apoio. Os produtos, das marcas Eau Thermale Avène e Darrow, são produtos dermatológicos especializados para o cuidado ideal da pele e dos cabelos.

Segundo a dermatologista, Dra. Ana Coutinho, Diretora Médica da Pierre Fabre Brasil, o laboratório possui duas áreas de atuação: a oncológica e a dermocosmética, esta última com produtos cosméticos feitos com o rigor farmacêutico de um medicamento. “É um prazer muito grande estar com vocês aqui hoje e poder trazer um pouco dessa história para vocês entenderem”, explica a médica no começo da Live que foi feita especialmente para os pacientes da AMEO. O encontro reuniu a médica dermatologista e os pacientes da AMEO para discutir a importância dos cuidados com a pele, cabelos e unhas durante o tratamento de transplante de medula óssea, além de servir como instrução aos pacientes que puderam sanar todas as dúvidas com uma especialista na área.

Os cuidados com a pele, com as unhas e os cabelos durante o preparo para o transplante de medula óssea é um assunto de extrema importância. Segundo a Dra. Ana Coutinho, cerca de 60% dos pacientes que são submetidos a algum tratamento quimioterápico vão sofrer com alguns efeitos colaterais, principalmente acometendo a pele. No entanto, podem também acometer unhas e cabelos. Os principais efeitos estão relacionados com a perda de proteção da pele, o que causa vulnerabilidade desse órgão, descamação, ressecamento intenso, irritação, vermelhidão, sensibilidade, coceira e até mesmo lesões. Por isso, a importância do paciente oncológico manter um cuidado redobrado com a pele, a mantendo sempre higienizada, hidratada e protegida.

Pensando nessa questão, a parceria entre a AMEO e a Pierre Fabre se mostrou essencial, pois proporcionou cuidado e muito mais do que isso, proporcionou também carinho para os pacientes da AMEO. Segundo a paciente de leucemia aguda, Betliz Margarita Villasmil Avila de 41 anos, todos os produtos melhoraram a relação dela com o próprio corpo e com a sua autoestima “Minha experiência com os produtos foi maravilhosa, pois minha pele ficou suave e sem oleosidade. Gostei de todos os produtos, mas em especial do xampu Klinse Neutro e do hidratrante Nutriol que deixaram meu cabelo limpo e minha pele suave”, destaca ela. Betliz destaca ainda a importância de usar o produto correto para o tipo de pele de cada um, ela que tem pele seca, ressaltou que “os produtos neutros são perfeitos para o meu tipo de pele”, completa.

Durante a reunião on-line quinzenal realizada pela AMEO com os pacientes assistidos pela Casa de Apoio, outros pacientes, além da Betliz, têm mencionado a qualidade dos produtos e a importância do cuidado adequado com a pele, cabelos e unhas. Isso ocorre tanto no tratamento antes do transplante, quanto após o transplante com o aparecimento de sinais de DECH (Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro), por exemplo.

Os kits que estão sendo entregues para os pacientes desde junho são compostos por um Soapelle Álcool em Gel 70% da Darrow de 120g, um sabonete neutro em barra Nutriol da Darrow de 70g, uma loção hidratante sem perfume Nutriol da Darrow de 200 ml, um cicalfate para os lábios da Avène de 10 ml e um xampu neutro Klinse da Darrow de 140 ml. Ao todo são 490 unidades de produtos a serem entregues até o final do ano.
Texto por: Andressa Villagra