Primeira paciente a pedir kit de manuais recebe o material em casa

“O tratamento continua em casa” aborda a importância da continuidade do tratamento fora do hospital e os cuidados para que ele seja bem sucedido
31 de julho de 2017
Casa de Apoio festeja o Dia dos Pais
15 de agosto de 2017

Primeira paciente a pedir kit de manuais recebe o material em casa

A primeira paciente a pedir o kit impresso dos guias de Orientações para o Transplante de Medula Óssea pelo aplicativo Guia do TMO foi a Maria Marta da Silva Santos Felix. Ela recebeu o conteúdo pessoalmente das mãos do Gerente da AMEO, Wagner Maia Fernandes.

Os três manuais elaborados e produzidos pelo Projeto Capacitar para Curar no âmbito do PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) estão disponíveis no site do projeto e também no aplicativo, além de 10 pequenos vídeos que descomplicam temáticas importantes e um vídeo grande que engloba todos os guias. Ademais, pacientes de doenças do sangue podem solicitar todo o conteúdo impresso e receber em casa pelo Correio.

E foi isso que Maria Marta fez com a ajuda do filho. Eles baixaram o aplicativo Guia do TMO (disponível para Android e iOS) e solicitam o kit impresso. “Meu filho fez o pedido pelo aplicativo, foi muito fácil”, conta Maria Marta. Ela foi a primeira paciente a receber o kit impresso, mas o dela não veio pelo Correio, ela recebeu diretamente das mãos do Wagner.

Depois de sentir muita dor nas costas, em 2016, Maria Marta descobriu que tinha Mieloma Múltiplo. Desde então faz o tratamento na Santa Casa de São Paulo, onde uma enfermeira lhe contou sobre os manuais. Hoje já faz um mês que ela fez o transplante de medula óssea e se recupera em casa.

Durante a espera de quase um ano pelo transplante, Maria Marta ficou com muitas dúvidas sobre como seria e isso a deixou com ansiedade. A falta de informação por vezes era sanada por um grupo de pacientes no Whatsapp do qual ela participava. No entanto, ela nunca teve acesso a informativos com dados baseados em pesquisas científicas, como o material que recebeu agora.

Mesmo depois do transplante, que foi um sucesso, ela ainda permanece com muitos questionamentos. “Eu tenho dúvida sobre o que eu posso comer, dúvida em relação a não poder ficar em lugar com muita gente, pessoas com resfriado, crianças, cachorro, gato, etc…” explica ela. Agora ela poderá ver tudo isso nos manuais que abordam temas como alimentação, higiene, sexualidade, entre outros. “Eu espero que eu vá ficar bem mais orientada com esses livrinhos, que vão explicar tudo que eu devo ou não devo fazer. Tira todas as dúvidas da gente” finaliza com alegria.

Textos e fotos: Andressa Villagra