Dicas aos Parentes e Amigos
23 de novembro de 2016
Glossário
23 de novembro de 2016

Exames de diagnóstico e acompanhamento

Os exames a seguir poderão ser solicitados pelos médicos.

Os exames abaixo poderão ser solicitados pelos médicos.

Hemograma: é o exame de sangue comum, que avalia e quantifica as células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). O exame é pedido para ajudar no diagnóstico e também para controlar a evolução da doença.

Mielograma: é um exame que avalia a forma e quantifica as células que dão origem aos leucócitos, hemácias e plaquetas. O exame é realizado com uma pequena quantidade de sangue, que é colhido no interior do osso. O procedimento da coleta é realizado com o paciente deitado ou sentado (crianças).

Aplica-se uma pequena anestesia no local da coleta, que pode ser região esternal ou parte posterior da bacia. A agulha para a coleta do mielograma é especial, chama-se Jamshid, ela é colocada na pele anestesiada e introduzida até alcançar o interior do osso. Quando atingido este local, coloca-se uma seringa na parte posterior da agulha e aspira-se algumas gotas do material do interior do osso. Esse exame pode ser realizado em consultório médico ou em laboratórios. Possui duração aproximada de 10 minutos.

Imunofenotipagem: é um exame que utiliza soros com anticorpos específicos para caracterizar melhor as células doentes. O exame é realizado com material da medula óssea ou com o sangue periférico.

Biópsia de Medula Óssea: este exame permite uma visão mais ampla da medula, possibilitando observar a distribuição das células hematopoiéticas – aquelas que produzem as células do sangue – dentro da medula óssea, além da quantidade de células e bactérias anormais. O exame da medula óssea, neste caso, é preparado a partir de um pequeno fragmento de osso da bacia, que depois de coletado é colocado em parafina, cortado, fixado em lâminas e examinado ao microscópio.

Adultos podem fazer a biópsia recebendo uma anestesia local, na bacia. Sendo assim, a biópsia é realizada no laboratório ou no consultório médico. Crianças em geral, são levadas ao centro cirúrgico e recebem uma leve sedação. A coleta é realizada com o paciente deitado e dura em média 20 minutos.

Biópsia de Linfonodo:
é uma microcirurgia para retirada do linfonofo (íngua ou caroço) para análise. O material retirado é colocado em bloco de parafina, cortado, fixado e corado em lâminas de vidro para análise em microscópio. Este exame possibilita o diagnóstico e a classificação adequada dos linfomas, mas pode ser indicado para o diagnóstico de doenças infecciosas e outros tumores.

Coleta do Líquor: líquor é um fluído do cérebro-espinhal, parecido com água, é um líquido claro com pequenas quantidades de proteína, potássio, glicose, cloreto de sódio e células. Para análise, o líquor é comumente obtido por uma picada com agulha especial na coluna vertebral. Uma amostra de líquor é frequentemente necessária no diagnóstico e tratamento de doenças linfoproliferativas (especialmente em leucemias linfoides agudas). As células da leucemia podem infiltrar o Sistema Nervoso Central (SNC) e a forma de fazer o diagnóstico é por meio da análise do líquor.

Imunoistoquímica: exame que utiliza soros com anticorpos específicos para caracterizar melhor a população de células doentes. Este exame é realizado no material obtido a partir de biópsia, seja da medula óssea, de um linfonodo ou de qualquer tecido.

Citogenética: tem a função de avaliar numericamente e morfologicamente os cromossomos nas células tumorais. Colhe-se material da medula ou do sangue na veia periférica. A variação cromossômica é importante para avaliar a evolução da doença e do tratamento.

Teste de Compatibilidade (HLA): a tipagem HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) é semelhante à tipagem sanguínea, porém as características genéticas analisadas estão presentes nos glóbulos brancos. O exame é realizado para verificar a compatibilidade entre possíveis doadores e pacientes (receptores) que necessitam de transplante de medula óssea. Por meio de uma pequena amostra de sangue retirada da veia, pode-se realizar a tipagem com métodos sorológicos e moleculares.