27 de julho de 2023
Aplasia de medula (AA) é uma doença que acomete particularmente adolescentes e adultos jovens, na qual a produção das células do sangue é comprometida. A medula óssea deixa de produzir as células do sangue e fica repleta de tecido gorduroso. Em mais de 50% dos casos a causa é desconhecida. […]
Gostou?96
27 de julho de 2023
A síndrome mielodisplásica (SMD) é uma doença que se manifesta geralmente em adultos na idade de 50-60 anos. Ela ocorre devido ao comprometimento das células da medula óssea, “células mãe” do sangue, que formam um clone de células que se multiplicam muito, mas apresentam defeitos que impedem a maturação. Assim […]
Gostou?48
27 de julho de 2023
As doenças mieloproliferativas crônicas são um grupo de doenças que apresentam sinais clínicos e laboratoriais resultantes da proliferação descontrolada de células maduras da medula óssea. Com a proliferação anormal e exagerada destas células, observamos no hemograma um aumento do número de uma ou mais células sanguíneas. As causas destas doenças […]
Gostou?26
23 de novembro de 2016
Trata-se de um câncer nas células da medula óssea, há uma proliferação de células anormais, chamadas plasmócitos.
Gostou?63
23 de novembro de 2016
O tratamento para o mieloma visa prevenir as complicações e aliviar os sintomas. As dores ósseas em geral, melhoram muito com o início do tratamento.
Gostou?43
23 de novembro de 2016
Linfomas de Hodgkin e não Hodgkin: o linfoma trata-se de um câncer que atinge o sistema linfático, que faz parte do sistema circulatório.
Gostou?41
23 de novembro de 2016
As leucemias são cânceres das células do sangue. Essa doença afeta crianças e adultos e tem como principal característica o acúmulo de células jovens ou imaturas anormais (blastos) na medula óssea -local de produção de células do sangue.
Gostou?97
23 de novembro de 2016
Cada paciente tem o seu diagnóstico e sua programação terapêutica que só deve ser discutida com o seu médico especialista.
Gostou?20
23 de novembro de 2016
Os pacientes portadores de doenças auto imunes, como artrite reumatóide, esclerose múltipla, lupus eritematoso sistêmico, doença de crohn, etc., não responsivas aos tratamentos imunossupressores convencionais, podem ser candidatos ao transplante autólogo como parte do protocolo de estudo.
Gostou?12
23 de novembro de 2016
Existia um grande entusiasmo para utilização de transplante nos tumores sólidos, porém apenas um pequeno número de pacientes alcançou benefício.
Gostou?41
23 de novembro de 2016
Distúrbios genéticos, como a osteopetrose, a doença de Gaucher e a síndrome de Hurler, podem ser tratados com sucesso com o transplante alogênico.
Gostou?41
23 de novembro de 2016
A talassemia é uma doença genética do sangue de natureza hereditária (transmitida de pais para filhos). É comum em pessoas descendentes de Italianos, Gregos, Asiáticos e Africanos.
Gostou?23
23 de novembro de 2016
A Doença Falciforme é uma doença herdada em que os glóbulos vermelhos do sangue (hemácias), diante de certas condições, alteram sua forma e se tornam parecidos com uma foice, daí o nome falciforme.
Gostou?80
23 de novembro de 2016
Imunodeficiência é um grupo de doenças, caracterizadas por um ou mais defeitos do sistema imunológico. Como conseqüência destas alterações, o indivíduo se torna mais propenso a apresentar grande número de infecções.
Gostou?17