Principais Diagnósticos

27 de julho de 2023

Aplasia de Medula ou Anemia Aplásica.

Aplasia de medula (AA) é uma doença que acomete particularmente adolescentes e adultos jovens, na qual a produção das células do sangue é comprometida. A medula óssea deixa de produzir as células do sangue e fica repleta de tecido gorduroso. Em mais de 50% dos casos a causa é desconhecida. […]
27 de julho de 2023

Síndrome Mielodisplásica (SMD)

A síndrome mielodisplásica (SMD) é uma doença que se manifesta geralmente em adultos na idade de 50-60 anos. Ela ocorre devido ao comprometimento das células da medula óssea, “células mãe” do sangue, que formam um clone de células que se multiplicam muito, mas apresentam defeitos que impedem a maturação. Assim […]
27 de julho de 2023

Neoplasias Mieloproliferativas (NMP)

As doenças mieloproliferativas crônicas são um grupo de doenças que apresentam sinais clínicos e laboratoriais resultantes da proliferação descontrolada de células maduras da medula óssea. Com a proliferação anormal e exagerada destas células, observamos no hemograma um aumento do número de uma ou mais células sanguíneas. As causas destas doenças […]
23 de novembro de 2016

Mieloma Múltiplo

Trata-se de um câncer nas células da medula óssea, há uma proliferação de células anormais, chamadas plasmócitos.
23 de novembro de 2016

Tratamento do Mieloma Múltiplo

O tratamento para o mieloma visa prevenir as complicações e aliviar os sintomas. As dores ósseas em geral, melhoram muito com o início do tratamento.
23 de novembro de 2016

Linfomas – Definição

Linfomas de Hodgkin e não Hodgkin: o linfoma trata-se de um câncer que atinge o sistema linfático, que faz parte do sistema circulatório.
23 de novembro de 2016

Leucemias – Definição e Etiologia

As leucemias são cânceres das células do sangue. Essa doença afeta crianças e adultos e tem como principal característica o acúmulo de células jovens ou imaturas anormais (blastos) na medula óssea -local de produção de células do sangue.
23 de novembro de 2016

Tratamento para Leucemia e Linfoma

Cada paciente tem o seu diagnóstico e sua programação terapêutica que só deve ser discutida com o seu médico especialista.
23 de novembro de 2016

Doenças auto imunes e outras doenças

Os pacientes portadores de doenças auto imunes, como artrite reumatóide, esclerose múltipla, lupus eritematoso sistêmico, doença de crohn, etc., não responsivas aos tratamentos imunossupressores convencionais, podem ser candidatos ao transplante autólogo como parte do protocolo de estudo.
23 de novembro de 2016

Indicação do TMO para tratamento de tumores sólidos

Existia um grande entusiasmo para utilização de transplante nos tumores sólidos, porém apenas um pequeno número de pacientes alcançou benefício.
23 de novembro de 2016

Disturbios Genéticos

Distúrbios genéticos, como a osteopetrose, a doença de Gaucher e a síndrome de Hurler, podem ser tratados com sucesso com o transplante alogênico.
23 de novembro de 2016

Talassemia – Hemoglobinopatia

A talassemia é uma doença genética do sangue de natureza hereditária (transmitida de pais para filhos). É comum em pessoas descendentes de Italianos, Gregos, Asiáticos e Africanos.
23 de novembro de 2016

Doença Falciforme – Hemoglobinopatia

A Doença Falciforme é uma doença herdada em que os glóbulos vermelhos do sangue (hemácias), diante de certas condições, alteram sua forma e se tornam parecidos com uma foice, daí o nome falciforme.
23 de novembro de 2016

Imunodeficiências

Imunodeficiência é um grupo de doenças, caracterizadas por um ou mais defeitos do sistema imunológico. Como conseqüência destas alterações, o indivíduo se torna mais propenso a apresentar grande número de infecções.