Doador

Como posso me tornar um doador?

1º Passo: se cadastrar

O cadastro pode ser feito em campanhas de doação ou em um Hemocentro.

No nosso site, no canto superior da tela há um espaço para você digitar o seu CEP e encontrar o Hemocentro mais próximo da sua casa para fazer o seu cadastro de doador. Para cadastrar-se é necessário colher uma amostra de sangue e preencher a ficha cadastral.

Como é feita a coleta de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário?

Após o nascimento, o cordão umbilical é pinçado (lacrado com uma pinça) e separado do bebê, cortando a ligação entre o bebê e a placenta.

A quantidade de sangue (cerca de 70 – 100 ml) que permanece no cordão e na placenta é drenada para uma bolsa de coleta.

Em seguida, já no laboratório de processamento, as células-tronco são separadas e preparadas para o congelamento.

Estas células podem permanecer armazenadas (congeladas) por vários anos no Banco de Sangue de Cordão Umbilical e disponíveis para serem transplantadas. Cabe ressaltar que a doação voluntária é confidencial e nenhuma troca de informação será permitida entre o doador e o receptor.

O que são células-tronco?

As células-tronco são células muito especiais. Elas surgem no ser humano, ainda na fase embrionária, previamente ao nascimento. Após o nascimento, alguns órgãos ainda mantêm dentro de si uma pequena porção de células-tronco, que são responsáveis pela renovação constante desse órgão específico.

Procedimentos para a doação de medula óssea

Após a confirmação da compatibilidade entre o doador e receptor, o doador poderá decidir sobre a doação. Se a resposta for positiva, é agendada a data do transplante.

Passo a Passo para se tornar um Doador Voluntário de Medula Óssea

Ser um doador é muito simples!

Você precisa ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não ter histórico de Câncer, Hepatite e HIV.

1° Passo: Cadastre-se:

Procure na sua cidade um local de cadastro para doadores de medula óssea ou um hemonúcleo autorizado e cadastre-se. Confira aqui os endereços dos locais de cadastro para doação de medula óssea.