A Casa de Apoio da AMEO
Desde 2010 a AMEO mantém uma Casa de Apoio, projeto que atende pacientes jovens, adultos e idosos de ambos os sexos. Mantida majoritariamente através de doações, a Casinha dispõe de 10 vagas de hospedagem, sendo 5 para pacientes e outras 5 para acompanhantes. Durante o ano de 2019 realizamos 34 hospedagens de pacientes e seus acompanhantes. Também oferecemos o serviço de assistência social e acolhimento durante o dia de consulta a outras 70 famílias que residem em São Paulo ou próximo a capital e não precisam de hospedagem, mas recebem cesta básica, leite, kits de higiene, complemento de transporte e medicação quando necessário.
No serviço de assistência social atendemos e orientamos pacientes em tratamento, oferecemos suporte social e um local para que possam estar abrigados e descansar entre as consultas. No ano de 2019 foram realizados 1317 atendimentos e 720 famílias atendidas com benefícios, a média é de quase 110 atendimentos por mês ou mais de 5 pessoas por dia.
Esse projeto visa dar suporte aos pacientes que estão matriculados no programa de transplante de medula óssea, provenientes do SUS. A maior parte da população atendida possui renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e em sua grande maioria são moradores de municípios vizinhos e outros estados. A Casa de Apoio tem como objetivo atender a este público levando hospedagem, entretenimento, informação, subsídio para alimentação, higiene e transporte. Todo o atendimento é gratuito!
Perfil dos pacientes atendidos pela Casinha:
