Cuidados para o paciente
23 de novembro de 2016
Quais são as células do sangue?
23 de novembro de 2016

Transplante de medula óssea (TMO)

Nos transplantes o órgão de uma pessoa é transferido para outra. No transplante de medula óssea (TMO) são transplantadas células-tronco do sangue para o paciente. Essas células serão responsáveis pela produção de sangue novo.

O que é?

Nos transplantes o órgão de uma pessoa é transferido para outra. No transplante de medula óssea (TMO) são transplantadas células-tronco do sangue para o paciente. Essas células serão responsáveis pela produção de sangue novo.

Antes do transplante, o paciente passa por um procedimento chamado condicionamento. No condicionamento a medula óssea é destruída por quimioterapia e/ ou radioterapia. Isso ajuda a acabar com as células tumorais e impede que o sistema imunológico do receptor ataque as células doadas.

As novas células são transfundidas no sangue e vão sozinhas para dentro dos ossos, onde encontra-se a medula óssea. Depois de um período variável de tempo ocorre a “pega” da medula. Esse é o nome usado quando as células do doador começam a se multiplicar, produzindo as células do sangue.

Regimes de Condicionamento

  • Mieloablativo: A quimioterapia e/ ou radioterapia são utilizadas em altas doses com a intenção de destruir a medula do paciente.
  • Intensidade reduzida: As medicações do condicionamento têm com o objetivo de diminuir a chance de rejeição das células do doador.

Tipos de TMO ou transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH)

Quem é o doador?

Autólogo:
Neste tipo de transplante o paciente é seu próprio doador. Esse procedimento é indicado somente para algumas doenças. As células-tronco da medula óssea ou do sangue periférico são retiradas do próprio paciente e congeladas. Após o condicionamento as células são descongeladas e infundidas na veia do paciente para que ele se recupere mais rapidamente dos efeitos da quimioterapia.

Singênico:
É o transplante de medula óssea entre irmãos gêmeos idênticos.

Alogênico:
as células-tronco do sangue são recebidas de outra pessoa. Um é doador selecionado por teste de compatibilidade HLA. Esse doador compatível pode ser um irmão, irmã (aparentado) ou pode ser um doador voluntário (não aparentado), cadastrado em bancos de medula óssea ou em bancos de cordão umbilical.

Haploidêntico:
O doador tem apenas metade da carga genética (HLA) igual ao receptor, por exemplo, transplantes de pai para filho.

De onde são coletadas as células-tronco?

Medula Óssea: As células da medula óssea do doador são coletadas no centro cirúrgico sob anestesia geral. A medula é colhida da região das nádegas com seringas e agulhas, sem nenhum corte e sem afetar os nervos. Em seguida, ela é filtrada e está pronta para ser transfundida no sangue do paciente.

Sangue Periférico: É coletado por meio de aférese, ou seja, o doador recebe uma medicação injetável por cinco dias para forçar as células-tronco a irem para o sangue. Depois, as células são coletadas com a ajuda de uma máquina. Como uma doação de plaquetas.

Sangue de Cordão Umbilical/ Placentário: Depois do nascimento do bebê, é possível retirar o sangue da placenta através das veias do cordão umbilical. Esse sangue é congelado e pode ser usado no momento do transplante.