A AMEO marca presença no 9° Encontro do REDOME no Rio Janeiro

Paciente hospedado na Casa de Apoio concede entrevista para TV narrando sua história
17 de junho de 2016
Um dia especial… a festa julina da AMEO
4 de agosto de 2016

A AMEO marca presença no 9° Encontro do REDOME no Rio Janeiro

24/06/2016

Nos dias 15, 16 e 17 de junho aconteceu na cidade do Rio de Janeiro mais um Encontro do Registro de Doadores de Medula Óssea e Bancos Públicos de Sangue Cordão Umbilical, promovido pelo INCA. Como já é de costume, a AMEO compareceu ao evento voltado a rede de hemocentros, laboratórios de histocompatibilidade, bancos públicos de cordão umbilical, centros de transplante e ONGs, que estão envolvidos em todo o processo do transplante de medula óssea. Junto com o Encontro, também aconteceu a 14ª Jornada de Atualização em Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas.

A AMEO participa todos os anos do Encontro e segundo o gerente geral da Associação, Wagner Fernandes, “é muito importante para a AMEO participar desse evento, conhecer os avanços do REDOME e o que vem sendo feito de novo para que mais pacientes encontrem um doador e tenham boas condições para o seu tratamento, que se prolonga por muito tempo após o transplante.”

redome

Durante o evento foram discutidos temas como a melhor fonte de células-tronco e como escolher o melhor doador, estratégias para a proteção do anonimato de pacientes e doadores, discussões sobre as fases da busca e o tempo médio para encontrar um doador. Também foi discutida a importância de levar em consideração as questões emocionais que envolvem o transplante e os avanços dos últimos anos no transplante haploidêntico.

De acordo com Fernandes “é perceptível que essa técnica permitirá que muitas pessoas consigam um doador em sua família, agilizando assim os procedimentos e abrindo novos caminhos para o transplante na rede pública.”

No encontro também foi possível saber dos avanços e desafios do REDOME e do Sistema Nacional de Transplantes, dos novos procedimentos adotados pela ANVISA para proteger o transporte de células tronco no Brasil. Outra atividade que acontece todos os anos são os Workshops temáticos que são divididos entre Laboratórios, Hemocentros, Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Centros de Transplante. No final da tarde, houve a integração dos workshops, onde todas as pessoas tiveram a oportunidade de discutir em grupo diversas temáticas.

Para o gerente da AMEO esse momento do Encontro foi muito importante, pois proporcionou “ a reunião anual de hemocentros, responsáveis pelo cadastro de doadores, para compartilhar experiências de sucesso e dividir os desafios, buscando a cooperação do REDOME para realizar um trabalho cada vez melhor para o doador”, ressalta Fernandes.

No último dia de evento, a Fundação Icla da Silva demonstrou todo o trabalho que vem fazendo nos Estados Unidos, com estratégias de captação e fidelização dos doadores (Em breve, no site da AMEO, disponibilizaremos mais conteúdo sobre o tema).

O momento mais marcante de todo o 9 ° Encontro do REDOME foram justamente os encontros entre paciente e doador, promovidos pelo REDOME. Foram dois os momentos que emocionaram a todos que estavam presentes: um entre um doador brasileiro e uma paciente argentina e o outro entre dois moradores de uma pequena cidade no Rio Grande do Sul. Com isso o REDOME nos mostra que o doador pode estar tão perto como um vizinho, como pode estar bem longe como um estrangeiro. O REDOME também deixou claro que está cada vez mais atento aos registros internacionais, para tentar aumentar possibilidade de doadores compatíveis para o paciente brasileiro e estrangeiro.

Clique aqui e contribua!