“Capacitar para Curar” visa dar formação para profissionais de Casas de Apoio para educação de pacientes e acompanhantes

Despedida da Kamila
5 de fevereiro de 2016
A doação de Sangue de Cordão Umbilical e Placenta pode ajudar pacientes que aguardam pelo “transplante de medula óssea”
2 de março de 2016

“Capacitar para Curar” visa dar formação para profissionais de Casas de Apoio para educação de pacientes e acompanhantes

Novo projeto da AMEO criará manuais com orientações para todos os períodos do TMO
23/02/2016

capacitar

 

O mais novo projeto da Associação da Medula Óssea, “Capacitar para Curar”, vai elaborar manuais que os funcionários de Casas de Apoio do Estado de São Paulo poderão usar para ensinar os pacientes submetidos a transplante de medula óssea.

Como os pacientes passam um longo período nessas instituições, a estadia é um bom momento para conversar com eles, seus familiares e acompanhantes sobre os preparativos e cuidados necessários para o procedimento. Foi pensando nisso que idealizamos a criação de manuais com validação científica, que funcionarão para preparar os leitores a lidar com situações comuns a quem se submete ao transplante.

A ideia do projeto surgiu baseada na esperança de esclarecer as dúvidas de pacientes que passam por um momento complicado e que não assimilam, de uma só vez, todas as informações necessárias. A intenção é disponibilizar material relevante que esteja sempre às mãos do paciente e do cuidador.

O projeto é vinculado ao PRONON (Programa Nacional de Apoio a Atenção Oncológica) e supervisionado pelo Ministério da Saúde. Para sua realização, contamos com a contribuição financeira, através de incentivo fiscal, do Banco Itaú e da Central Nacional UNIMED, a quem agradecemos. Após os 18 meses de execução do Capacitar para Curar, estarão disponíveis os três manuais: pré-transplante, o transplante e pós-transplante, além de um vídeo explicativo.

Eles serão elaborados a partir de ampla pesquisa bibliográfica, colaboração de Casas de Apoio paulistas e Centros de Transplante de todo o Brasil. Será publicado um artigo científico em revista médica de circulação nacional, reunindo toda a pesquisa feita pelo projeto voltada especificamente para profissionais da saúde interessados no tema.

Após a publicação do artigo, uma psicóloga fará adaptações para que o texto fique acessível a todos, com ênfase nos temas sugeridos pelos colaboradores. E será esse texto que, acrescido de uma proposta pedagógica e ilustrações, vão compor os manuais. O material impresso será distribuído gratuitamente às instituições que contribuíram com o projeto. O conteúdo também ficará disponível em versão digital para que qualquer pessoa ou instituição possam acessar.

Como conclusão das atividades, estimadas para junho de 2017, a AMEO oferecerá um curso para funcionários das Casas de Apoio do Estado de São Paulo que se interessarem, transmitindo o conhecimento de todo o material produzido.

Por: Andressa Villagra

Clique aqui e contribua!