Nadador brasileiro é o campeão da competição mundial de transplantados

Depoimento emocionante de paciente com leucemia
18 de janeiro de 2023
Irmão recebe medula de irmã mais nova para realizar transplante de medula óssea após 13 anos em tratamento contra Leucemia Linfoide Aguda (LLA)
20 de julho de 2023

Nadador brasileiro é o campeão da competição mundial de transplantados

Rodrigo mostrando as quatros medalhas de ouro e uma de prata que ganhou na competição

O nadador brasileiro Rodrigo Cristiano Machado, 50 anos, participou do World Transplant Games (Jogos Mundiais de Transplantados) que ocorreu entre 15 e 21 de abril em Perth, na Austrália. Bancário, que fez transplante de medula óssea há 10 anos, participou de cinco provas de natação e ganhou cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de prata. Além disso, ele bateu quatro recordes mundiais na categoria na edição número XXIV dos jogos.

Rodrigo foi diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda (LMA) e passou pelo transplante em abril de 2013. Ele acredita que a atividade física é fundamental para a qualidade de vida de todas as pessoas, principalmente para quem realizou um transplante. “Os eventos esportivos para transplantados mostram o sucesso dos transplantes e ajudam no incentivo às doações de órgãos e de tecidos”, diz Rodrigo. Para ele “participar de uma competição sempre é muito legal e importante, mas participar e ganhar, sempre é muito melhor”, conta o medalhista e recordista mundial.

Rodrigo ao lado de um banner do Word Transplant Games

O nadador ficou sem treinar o segundo semestre de 2022 por causa de uma lesão. No entanto, em 2023 voltou aos treinos com força total. “Iniciei os treinos em janeiro e foram 12 semanas com 5 a 6 dias na semana na piscina. Intercalando com fisioterapia e acupuntura preventiva”, relembra Rodrigo.
Os Jogos Mundiais de Transplantes conscientizam a população sobre a importância e os benefícios da doação de órgãos, demonstrando a saúde e a aptidão física que podem ser alcançadas após o transplante. Os atletas são embaixadores do valor da doação de órgãos, lutando para a reabilitação completa por meio de exercícios, espírito esportivo e vida saudável, além de proporcionarem esperança às pessoas em listas de espera para transplante em todo o mundo. Os Jogos Mundiais de Transplantes oferecem aos receptores uma forma de dizer “obrigado” àqueles que tornaram tudo possível – doadores vivos e falecidos, suas famílias, profissionais de saúde, pesquisadores e cuidadores. Sem eles, não haveria ninguém na linha de partida. (worldtransplantgames.org)

Rodrigo no pódio recebendo medalha de ouro

No Brasil, a primeira edição de uma competição exclusiva para Transplantados aconteceu em 2019, mas devido à pandemia, a segunda edição foi apenas em 2022. O JBTx (Jogos Brasileiros para Transplantados) foi idealizado pela ABTx (Associação Brasileira para Transplantados).
Rodrigo ressalta que a competição para pessoas que fizeram um transplante melhora a qualidade de vida. Ela ainda incentiva: “Para quem tiver a oportunidade de participar dos Jogos Mundiais para Transplantados, será uma experiência única, uma grande emoção. Um evento grandioso, estilo olimpíadas com mais de 16 modalidades esportivas e em média 2000 atletas Transplantados, uma troca de experiências e confraternização”.
Junho de 2023
Andressa Villagra
Fotos: cedidas por Rodrigo Machado