Número de transplantes de medula óssea diminui cerca de 20% no Brasil durante o primeiro semestre de 2020

AMEO participa de projeto social “Olé no Corona” que vai leiloar itens dos cinco capitães brasileiros nas conquistas das Copas do Mundo
12 de agosto de 2020
Benefícios do paciente com câncer – BPC / LOAS (Benefício de Prestação Continuada)
8 de setembro de 2020

Número de transplantes de medula óssea diminui cerca de 20% no Brasil durante o primeiro semestre de 2020

20 de agosto de 2020

Texto: Andressa Villagra

Entre janeiro e junho de 2020, o número de transplantes de medula óssea realizados no país diminuiu 19,67% em relação ao mesmo período de 2019. As informações foram divulgadas pelo relatório semestral da ABTO (Associação Brasileira de Transplante Órgãos) na semana passada. Essa queda está associada principalmente à pandemia de COVID-19 que afeta o Brasil desde março desse ano.

No primeiro semestre do ano passado foram realizados 1621 transplantes, sendo 1008 autólogos (com as próprias células do paciente) e 613 alogênicos. Enquanto no primeiro semestre desse ano foram 1302 transplantes no total, 748 autólogos e 554 alogênicos. Os transplantes tiveram uma queda de 25% em relação a 2019 e os alogênicos diminuíram apenas 9%.

Segundo a médica hematologista, Dra. Carmen Vergueiro, a saúde de modo geral foi afetada com a pandemia do novo conoravírus, sofrendo reestruturações e readequações em todas as áreas. Na área de transplante de medula, como os transplantes autólogos podem ser planejados, esse tipo de transplante pôde ser postergado, a estratégia adotada por todos os centros de transplante foi adiar o procedimento para um momento que haja mais segurança para o paciente. A expectativa da Dra Carmen Vergueiro é que esse cenário possa ser recuperado já no segundo semestre de 2020.

O relatório apresenta também o número de transplantes por estado. Entre os cinco estados que mais fizeram o procedimento em 2020, quatro deles estão na região Sudeste e Sul do Brasil (São Paulo, Paraná, e Rio de Janeiro) e apenas um estado da região Nordeste (Pernambuco). A região que mais transplantou foi a Sudeste com 64% de todos os transplantes de medula óssea do Brasil, seguido pelo Sul com 18%, Nordeste com 17% e Centro-Oeste com 1%. A região Norte não fez nenhum procedimento.

O estado de São Paulo foi o que mais realizou o TMO, com 649 pacientes transplantados, sendo 318 alogênicos e 331 autólogos. Em relação ao número de transplante por milhão de habitante por estado, São Paulo não foi o que mais fez o procedimento. O Distrito Federal vem em primeiro lugar na lista com 35,8 transplante por milhão de habitantes, seguido por São Paulo com 28,3; Rio Grande do Norte com 24,5; Pernambuco com 19 e Paraná com 17,8.

Veja os dados completos de 2020 abaixo:

Número de transplante por estado e número de transplante por milhão de habitante