Passo a Passo do Transplante de Medula Óssea (TMO)
Existem cinco etapas importantes para a realização do Transplante.
1º Etapa: Fase Pré-TMO:
A fase antes do transplante consiste em reuniões com médicos (oncologistas, hematologistas e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, para discussão do caso.
Em um segundo momentos são realizadas reuniões com os pacientes e familiares para esclarecer os procedimentos que serão realizados, além da apresentação da equipe multidisciplinar. A família recebe orientações sobre como lidar nos períodos de internação do paciente e sobre a importância da colaboração e auxílio nas atividades diárias.
Busca de Doador
É necessário compreender qual é a indicação do transplante para cada caso. Existem casos em que o transplante é uma das opções de tratamento, outros em que o transplante é a melhor opção. O médico é o responsável por orientar o melhor tratamento para cada paciente.
Se indicado o transplante, o paciente deverá estar em condições clínicas de realizar o tratamento e será necessário encontrar um doador compatível com o paciente.
Doador compatível: a medula óssea é uma herança genética, portanto procura-se primeiro um doador compatível na família. Entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe, há 25% de chance de haver compatibilidade. As chances se tornam maiores quando há mais irmãos. Se não há irmãos compatíveis, existe a chance de encontrar um doador na família, no caso de casamentos consanguíneos e quanto existem tipagens HLA mais frequentes na família.
Para mais informações acesse nossos manuais sobre Guia completo do TMO
Tenho indicação para o transplante! E agora?
Manual de orientações do período antes da internação para o transplante de medula óssea.
O dia a dia dentro do hospital
Manual completo de orientações do período de internação para o transplante de medula óssea.
O Tratamento Continua em Casa
Manual de orientações do período pós Transplante de Medula Óssea e o tratamento que segue em casa.
Agenda de Tratamentos
Durante o tratamento você terá que organizar todas as orientações que receber do seu médico.
Entenda para o que servem os exames
Pretendemos explicar para que servem e como são feitos os exames mais frequentemente solicitados pelos médicos hematologistas.
Alguns exames servem principalmente para o diagnóstico inicial. Por exemplo: a biópsia de linfonodo ou a biópsia de crista ilíaca. Estes são exames feitos ao diagnóstico e raramente terão de ser repetidos.
Direitos do Paciente
Saúde é um direito de todos e um dever do Estado. O tratamento dos pacientes com câncer é caro e demanda o uso de medicamentos, deslocamentos, internações e cuidados especiais com a alimentação. Para isso a legislação brasileira assegura aos portadores de neoplasia maligna, câncer e outras doenças graves, alguns direitos especiais.
Paciente, faça valer os seus direitos!
Dicas para Família e Amigos
O apoio e a presença da família e de pessoas íntimas do paciente são de extrema importância após o diagnóstico e no decorrer de todo processo. A união é fundamental!
É normal apresentar reações e pensamentos distintos. Selecionamos algumas dicas que podem facilitar a compreensão dos familiares e amigos neste momento.
Dicas aos Parentes e Amigos
Existem algumas situações que são comuns a todos os pacientes, é bom saber que outras pessoas se sentem assim.
Esclarecimentos sobre o diagnóstico e a doença são importantes e facilitam a compreensão do tratamento. No momento do diagnóstico e no decorrer do tratamento, a presença da família e de pessoas íntimas é essencial para apoiar e confortar o paciente. A união é fundamental!