Busca de Doador

É necessário compreender qual é a indicação do transplante para cada caso. Existem casos em que o transplante é uma das opções de tratamento, outros em que o transplante é a melhor opção. O médico é o responsável por orientar o melhor tratamento para cada paciente.

Se indicado o transplante, o paciente deverá estar em condições clínicas de realizar o tratamento e será necessário encontrar um doador compatível com o paciente.

Doador compatível: a medula óssea é uma herança genética, portanto procura-se primeiro um doador compatível na família. Entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe, há 25% de chance de haver compatibilidade. As chances se tornam maiores quando há mais irmãos. Se não há irmãos compatíveis, existe a chance de encontrar um doador na família, no caso de casamentos consanguíneos e quanto existem tipagens HLA mais frequentes na família.

Porém aproximadamente 60% dos pacientes não encontram doador na família. Então, o médico do paciente deve inscrevê-lo no Banco Nacional de Receptores de Medula Óssea – REREME – para realização da busca de um doador voluntário que seja compatível. O REREME faz a busca no REDOME – Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea.

Veja o site do REDOME clicando aqui.

AMEO – Associação da Medula Óssea

Clique aqui e contribua!