AMEO ganha prêmio em Congresso da SBTMO

Mutirão de pintura leva cor e alegria para a Casa do Transplante
16 de junho de 2022
Nova terapia celular dá esperança para pacientes que lutam contra câncer no sangue
5 de setembro de 2022

AMEO ganha prêmio em Congresso da SBTMO

Da esquerda para a direita: Bruna Letícia Geraldo, Anderson Simione, Adriana Seber, Carmen Vergueiro e Livia Compte

A segunda edição do curso de gerente de dados da AMEO recebeu o prêmio “Nelson Hamerschlak e Marcelo Pasquini” como um dos “Melhores Trabalhos do XXVI Congresso SBTMO 2022” trabalho na área de gerenciamento de dados, com o título: “Segundo Curso de Capacitação e Atualização de Gerente de Dados em Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas”.

Da esquerda para a direita: Bruna Letícia Geraldo, Anderson Simione, Adriana Seber, Carmen Vergueiro e Livia Compte

“O esforço contínuo de formar profissionais nesta área é muito importante para que todos centros de transplantes possam se organizar e aprender a reportar seus dados, seja para conhecer seus resultados, seja para comparar-se aos demais serviços do Brasil, sempre no intuito de obter melhorias”, ressalta uma das idealizadoras do projeto, Dra Carmen Vergueiro.
“O empenho de todos juntos: SBTMO, CIBMTR e AMEO, têm alcançado bons resultados, uma vez que temos um número expressivo de 31 hospitais reportando para o MAPA e o mesmo número para o CIBMTR. Ao final deste segundo curso teremos uma nova turma apta para fazer o reporte e passaremos a incluir os transplantes autólogos nos dados do MAPA”, completa a médica e hematologista.

A premiação foi entregue durante o Congresso da SBTMO que ocorreu em São Paulo nos dias 24, 25, 26 e 27 de agosto de 2022. O trabalho foi apresentado ao vivo, presencialmente, durante a sessão especial “Melhores Resumos”, no dia 25 de agosto, às 18h, no Centro de Convenções Frei Caneca.

O trabalho teve ainda uma publicação na revista brasileira de TMO chamada Journal of Bone Marrow Transplantation and Cellular Therapy (JBMTCT), escrito pela equipe do projeto: Bruna Letícia Geraldo, Dra. Adriana Seber, Anderson Simione, Dra. Livia Caroline Mariano e Dra. Carmen Vergueiro. A segunda edição do curso tem 44 instituições participando, com média de 66 alunos por turma. Dentre os alunos, 75% são enfermeiros, 10% são biomédicos e 15% são de outras áreas. Dos centros participantes, 31 realizam todos os tipos de transplante, 6 realizam autólogo e alogênico, 5 apenas autólogos e 2 ainda não realizam o transplante.

Da esquerda para a direita: Josy, Malú, Carmen e Evelyn.

Além da premiação, a AMEO participou do Congresso com um stand montado durante os quatros dias de duração do evento. Promoveu algumas ações para expandir a rede de contatos dentro da área de Transplante de Medula, já que o Congresso recebe profissionais de todo o país.
Texto por Andressa Villagra