Aniversário Solidário transforma celebração em generosidade

Magia do Natal e Espírito de Solidariedade Marcam Confraternização de Final de Ano na AMEO
19 de dezembro de 2023
Ouça o podcast Superviventes
2 de abril de 2024

Aniversário Solidário transforma celebração em generosidade

09 de janeiro de 2024

Texto por: Andressa Villagra

Ao completar 30 anos, Jair Nazaré de Oliveira Filho, decidiu celebrar seu aniversário de uma maneira única e significativa. Ele pediu aos amigos que foram celebrar a data especial para doarem um litro de leite destinados para os pacientes da Casa de Apoio da AMEO que recebeu seu pai quando ele estava lutando contra um câncer no sangue.

A cada aniversário, Jair mobiliza amigos e familiares para contribuir com a causa. Este ano, a meta foi dobrada ao focar na arrecadação de leite para a AMEO, sugerida pelo próprio pai. Alguns dias depois de seu aniversário, Jair, junto da mãe e do pai, foram fazer a entrega da doação pessoalmente na Casa de Apoio. Segundo Jair, a visita foi não apenas uma entrega de doações, mas um apoio emocional àqueles que passam pelo difícil processo de tratamento.  A emoção de revisitar a AMEO foi intensa para a família, mas desta vez, acompanhada pela alegria de poder retribuir o apoio recebido. “Não importa como, apenas faça. Acumular riquezas na terra só faz sentido se for de atos e não de bens”, ressalta Jair.

Ele iniciou a tradição de pedir 1 kg de alimento como presente de aniversário. Essa prática, mantida desde o ensino médio, sempre teve como objetivo compartilhar alimentos com aqueles que mais precisam. O evento de arrecadação contou com a participação de 80 convidados, cada um presenteando Jair com 1 litro de leite. Surpreendentemente, alguns se emocionaram com a ação e doaram mais, ultrapassando a meta estabelecida. Já foram entregues 120 litros para os pacientes assistidos pela AMEO em dezembro e no próximo mês serão mais 120 litros doados.

De acordo com Jair, conhecer a AMEO foi um reencontro com a gratidão e a solidariedade durante um momento muito delicado em sua vida. A motivação surgiu durante o tratamento de seu contra a leucemia na Santa Casa, onde os médicos apresentaram a AMEO como uma entidade que oferecia apoio aos pacientes em tratamento, com casa de passagem e hospedagem, além de assistência social.