Doador de medula óssea tem isenção de taxa de inscrição em concursos públicos

Vacinação contra gripe começa no próximo dia 23 de abril e deve imunizar pacientes com câncer
23 de abril de 2018
Dia das Mães na Casinha 2018: mãe é sinônimo de quê?
10 de maio de 2018

Doador de medula óssea tem isenção de taxa de inscrição em concursos públicos

04 de maio de 2018

Foi aprovada a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos para doadores de medula óssea. A Lei n. 13.656 foi sancionada no último dia 30 de abril e valerá para todos os editais publicados a partir dessa data. A isenção é válida para concursos de administração pública direta ou indireta da União.

A AMEO fica muito feliz com a notícia, mas diante disso, é necessário ressaltar a importância do cadastro consciente! Pois é vital que os doadores voluntários que façam parte do registro estejam lá com o único objetivo de ser a esperança para alguém que precisa de um transplante. Em São Paulo, cerca de 40% dos doadores convocados para a doação não comparecem ou não são encontrados. Isso é uma grande perda para os pacientes, o registro e a saúde pública em geral.

A isenção é um grande benefício para quem faz o bem e já é doador de medula óssea. Para poder comprovar que você é cadastrado você deverá ter em mãos, no mínimo, o seu número de registro no REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Quem fez o cadastro pela AMEO em São Paulo ou em campanhas externas já tem a carteirinha que contém esse número. Para quem não tem, basta enviar um e-mail para o REDOME (redome@inca.gov.br) solicitando o cartão do doador que tem essa informação.

Para quem já é doador e for pedir esse benefício, aproveite e mantenha seus dados atualizados, pois é por meio deles que o REDOME entra em contato caso algum paciente precise de você! É fácil e rápido, você só precisa entrar no site do REDOME e preencher os campos com suas informações. Seja você também um doador consciente!

Texto e imagem: Andressa Villagra