O papel da nutrição na vida de pacientes oncológicos

A superação de Daniela Leite contra o Linfoma de Burkitt aos 14 anos
16 de maio de 2024

O papel da nutrição na vida de pacientes oncológicos

Por: Flávia Fabreti

No dia 21 de maio, a Casinha recebeu Fernanda Masiero, nutricionista especializada em transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) do HCFMUSP, para um bate-papo com os pacientes.

Fernanda Masiero – nutricionista (camisa azul).

Antes da palestra, os pacientes se reuniram na cozinha para um lanche e uma conversa informal. Em seguida, todos se dirigiram à sala para ouvir a nutricionista. Durante a apresentação, os pacientes esclareceram diversas dúvidas sobre quais alimentos podem consumir e como higienizá-los corretamente. Fernanda ressaltou a importância de redobrar os cuidados com a higienização, já que muitos alimentos nas prateleiras são manipulados por várias pessoas, podendo estar contaminados com bactérias. Esse cuidado é especialmente crucial após um transplante.

Fernanda orientou que, ao comer fora de casa, seja em restaurantes ou na casa de amigos, os pacientes devem evitar alimentos crus e observar atentamente a preparação, como em churrascos. Ela destacou que devem evitar consumir a primeira leva de carnes, pois a churrasqueira pode não estar adequadamente limpa.

A nutrição é muito importante, principalmente para pacientes oncológicos que não podem entrar em contato com bactérias e vírus provenientes da comida. É necessário que sejam instruídos por profissionais capacitados que consigam orientá-los sobre o que consumir e como preparar os alimentos.

Pacientes, acompanhantes, equipe e Fernanda ao fundo.

A alimentação é um tópico sensível, exigindo diversos cuidados. Para quem cuida de pacientes oncológicos, é essencial prestar atenção nos detalhes, pois a ingestão de alimentos mal preparados ou cozidos inadequadamente pode deixá-los vulneráveis a infecções e complicações. Por este motivo, a informação é de extrema importância.
Não pode faltar informação neste quesito, pois é primordial que todos saibam os preparos corretos. Muitos pacientes ainda têm dificuldades práticas sobre o que comer e como preparar as comidas. Por isso, palestras como a da Dra. Fernanda são fundamentais para esclarecer dúvidas.

Como ressaltado por Fernanda, é essencial lavar bem os alimentos e as mãos ao chegar em casa após fazer compras, visitar shoppings ou manusear produtos em prateleiras e vitrines. Atenção especial deve ser dada na compra de frutas frescas, pois estas podem não estar adequadas ao consumo.