ONGs podem receber doação automática de notas fiscais dos consumidores

Bingo Beneficente arrecada recursos para festa de Natal da Casinha
24 de novembro de 2017
Projeto da AMEO vence programa do Instituto CSHG
30 de novembro de 2017

ONGs podem receber doação automática de notas fiscais dos consumidores

A partir dessa semana, o Programa Nota Fiscal Paulista possibilita às pessoas que quiserem doar suas notas para instituições filantrópicas façam de forma automática. A funcionalidade permite que a doação seja mais rápida, simples e evite fraudes. Em janeiro do ano que vem, essa será uma das únicas maneiras de fazer doação para entidades, pois as urnas serão proibidas nos estabelecimentos. Você pode conhecer o outro formato de doação, através de aplicativo de celular, clicando aqui: https://ameo.org.br/contribua-ameo/contribuicao-pelo-aplicativo/

Para ativar a funcionalidade é necessário que o consumidor acesse o site do Programa Nota fiscal Paulista (www.nfp.fazenda.sp.gov.br), faça login ou se cadastre, caso seja o primeiro acesso. Após clicar em Doação Automática é necessário Escolher Instituição e procurar pela ONG que deseja fazer a doação. Com o cadastro feito, o consumidor basta informar o CPF no ato da compra e automaticamente a nota é doado para a entidade favorecida.

Sistema da Nota Fiscal Paulista permite a doação automática

A doação automática só funciona mediante cadastro no site do Programa Nota Fiscal Paulista. Sempre que o consumidor quiser é possível trocar de instituição ou ainda desativar a funcionalidade.

Com essa opção o consumidor ainda concorre aos sorteios, mesmo doando os cupons. Assim, o governo visa estimular a doação das notas, mantendo a contribuição para a organização e permitindo a participação do doador nos sorteios.

A doação ainda pode ser realizada sem a indicação do CPF na hora da compra. Para isso basta pedir a nota sem identificação e acessar o app da Nota Fiscal para fotografar o QRCode ou digitar os dados do cupom e doar para a entidade que preferir.

Texto: Andressa Villagra